Jogos Olímpicos: 120 anos de história

Publicado em 18 de maio de 2016

Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, na Grécia, em 1896. Com o passar do tempo, os Jogos foram ganhando maior importância e tornando-se progressivamente mais complexos e grandiosos. Hoje, trata-se do maior evento global organizado em tempos de paz.

Nesses 120 anos de história, foram poucos os países que sediaram os Jogos. Os 27 Jogos Olímpicos foram realizadas em apenas 18 países, 11 dos quais na Europa. Os dois países que mais vezes receberam os Jogos foram os Estados Unidos, em quatro ocasiões (1904, 1932, 1984 e 1996) e o Reino Unido, em três (1908, 1948 e 2012). Além disso, Alemanha (1936 e 1972), Austrália (1956 e 2004), Grécia (1896 e 2004) e França (1900 e 1924) sediaram o evento por duas vezes.

A realização dos Jogos é oportunidade singular para atrair a atenção de todo o mundo ao país que os acolhe e para promover melhorias que beneficiem sua população. Os Jogos de Tóquio (1964), por exemplo, ajudaram a consolidar a imagem de um Japão reconstruído e moderno, que soube não apenas se recuperar da destruição sem precedentes da Segunda Guerra Mundial, mas também superar os anos de militarismo e expansão imperial e reintegrar-se à comunidade internacional. Os Jogos contribuíram, também, para a expansão da infraestrutura de transporte e o acelerado desenvolvimento econômico e tecnológico japonês. Para o evento, foram construídos, entre outros, o trem-bala entre Tóquio e Osaka (“Tokaido-Shinkansen”), vias expressas na área metropolitana de Tóquio, duas novas linhas de metrô, além da ampliação da zona portuária.

Os Jogos de Barcelona (1992) também são historicamente reconhecidos como bem-sucedidos por seus benefícios concretos para a cidade e para o país. Os Jogos reduziram significativamente o desemprego na cidade no período de sua preparação, e estima-se que as obras de infraestrutura erguidas para as competições tenham criado 20 mil empregos permanentes. Antigos edifícios na região portuária foram destruídos para dar lugar a uma marina moderna e a três quilômetros de praia. A imagem da cidade foi transformada, e Barcelona tornou-se um dos mais importantes polos turísticos da Europa. Além disso, os investimentos na área esportiva renovaram o esporte espanhol, que passou a contar com atletas de primeiro nível em modalidades como tênis, basquete, ciclismo, futebol, entre outras.

Em menos de três meses, o Brasil estará no centro do mundo com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. O potencial transformador dos Jogos é enorme, com benefícios concretos para todo o país. Juntamente com o processo de recuperação da economia brasileira, o sucesso dos Jogos contribuirá para promover um resgate da imagem do país e para unir a nação brasileira em um mesmo espírito de paz, harmonia e celebração. Os Jogos Rio2016 serão inesquecíveis.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
(61) 3411-1370
www.planalto.gov.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial