Jorginho cita confiança e vibra: “Mais próximo daquilo que mais sonhamos”

Publicado em 14 de setembro de 2015

jorginhoO Vasco, mesmo que de longe, já vê a luz no fim do túnel. As vitórias sobre Ponte Preta e Atlético-PR – na segunda sequência de duas vitórias no campeonato – não tiraram o time da última colocação, mas diminuíram, para oito pontos, a diferença para o Figueirense, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Após vencer o Furacão por 2 a 0, o técnico Jorginho celebrou a reação cruz-maltina e vibrou com a volta da confiança do elenco.
Para engatar boa arrancada Jorginho projetou “pelo menos” um ponto na partida contra o Cruzeiro, mesmo ressaltando as dificuldades do confronto em Belo Horizonte. O treinador, porém, lembrou que vencer a Ponte fora de casa trazia desafio semelhante, assim como passar pelo Atlético-PR, que iniciou a rodada na sexta posição.
– A minha equipe ganhou de time que estava brigando para entrar no G-4. Isso motiva os jogadores, dá confiança. Quando perde o tempo todo, o atleta pode duvidar do seu potencial e da sua capacidade de fazer. No momento da vitória, não tenha dúvida que essa confiança volta. Fiquei muito satisfeito com a consistência da equipe, em poucos momentos fomos envolvidos, apesar do domínio maior do Atlético-PR. O goleiro deles saiu muito bem. Dentro da nossa proposta, a equipe foi bem efetiva. Cada vez mais próximo daquilo que mais sonhamos de sair da zona de rebaixamento. Mas ainda não mudou nada. Precisamos nos manter concentrados e compenetrados daquilo que podemos fazer.
Confira os principais trechos da entrevista

MUDANÇA NA MENTALIDADE
Acho que temos que pensar passo a passo, a cabeça está voltada para o Cruzeiro. Só se consegue matar um leão por vez, então os dois últimos resultados foram muito importante. Ganhamos da Ponte lá fora e hoje eles ganharam do Santos. Para ver como é difícil. O Vasco ganhou de uma equipe que está brigando pelo G4. Isso motiva os jogadores e faz com que as coisas comecem a dar certo. Os jogadores quando estão perdendo o tempo todo podem até perder a confiança e a capacidade do que pode fazer, mas quando ganha a confiança volta. Mas muito mais do que a vitória eu fiquei satisfeito com a consistência da equipe. Poucos momentos fomos envolvidos por ele, apesar de terem um domínio de sair bem com a bola. Dentro da nossa proposta fomos bem efetivos e cada vez mais vamos sonhar de sair. Estamos longe, temos que ter os pés no chão. Somos a equipe que está em último, mas precisamos manter agora.

MELHORA MATEMÁTICA
Sim, mas ainda continuo com o pensamento de que é jogo a jogo. Precisamos, fora de casa, pelo menos trazer um ponto e ir em busca dos três pontos. Vamos ter jogos dificílimos em casa. Temos que ser humildes, simples, nosso primeiro turno foi muito ruim e agora precisamos recuperar. Não poderia ficar sem vencer em vários jogos, aconteceu comigo em quatro jogos, hoje trouxe algo para eles de que o jogo mais importante do ano foi esse e a partir de agora vai ser o próximo.

GOL NO INÍCIO DOS TEMPOS
Isso determina muito o que vai acontecer no jogo. Às vezes não conseguimos compreender apenas o resultado, mas o gol no início faz você jogar mais definido, esperando o erro do adversário. Foi o que aconteceu, erraram e fizemos o gol no segundo tempo. É o que estava acontecendo com a gente, levávamos gol no início e atrapalhava o nosso planejamento.

SEQUÊNCIA
Estamos vendo o que está acontecendo, poderíamos ter matado o jogo no primeiro tempo. Eles estavam chegando com muita gente, então o jogador confiante, eu por exemplo era lateral, acertou o primeiro, o segundo, vai com toda confiança. Temos que ter paciência. Fazer o simples. Não adianta querer fazer graça. Vamos ser uma equipe simples, mas bem objetivo e com a consciência do que podemos.

UM SÓ VASCO
Claro que o resultado faz com que a gente pense assim, mas não tinha dúvida no jogo contra o Figueirense, poderíamos ao menos ter empatado. Acho que é por aí, temos que continuar trabalhando. Na Copa do Brasil não vamos contar com alguns jogadores. Temos que manter todos atentos.

JULIO CESAR E CHRISTIANO
A primeira entrada do Julio contra a Ponte foi uma decisão minha, até mesmo a formação que estamos fazendo agora no meio de campo tivemos algumas mudanças. Mas futebol é momento. Você ganha o jogo e acaba mantendo. O Julio é extremamente experiente, não vou contar o tempo todo com ele para descer, ele tem que se resguardar. Desceu no momento certo, fez gol.

JORGE HENRIQUE E LEANDRÃO
O Jorge sentiu essa dor, Leandrão também estava. No outro jogo havia se queixado de algumas dores. Não adianta querer forçar e de repente perder por um mês. Temos um trabalho maravilhoso de fisioterapia. Basicamente hoje o trabalho é descanso e aí vamos pensar. Temos o Herrera de volta, já cumpriu suspensão, e aí pensamos.

LATERAIS
Madson é muito veloz, nos dá opção boa. Pena que não temos muito tempo para trabalhar, tem muita capacidade de melhorar. Vamos trabalhar desde que temos tempo. No período que teremos do dia 4 ao dia 14.

FORMAÇÃO E CALMA
Precisa usar os atletas de acordo com as características para não sobrecarregávamos alguns jogadores. Principalmente o Julio dos Santos. Quando faz um losango, tanto o Julio quanto o Gallo são responsáveis por quem vem de frente. O Jorge Henrique e o Rafael marcam quem vem pelo lado. Mas esses três são os importantes para marcar. A equipe tem tomado menos sustos e com uma saída muito boa, já que centraliza um desses homens e libera esses dois homens.

RECONSTRUÇÃO PÓS INTER
Cheguei a comentar naquela oportunidade que sou um cara que acredito sempre. Muita gente não acreditava, mas eu tenho que sempre acreditar e buscar dentro daquele clima ruim algo positivo. Procuramos sempre falar disso. Olhar com mais atenção ao potencial de cada um e do que estamos fazendo. Via a equipe com padrão, entendendo a proposta. Mesmo com a mudança a equipe sabe o que quer e como colocar isso em prática. Isso é o mais importante. No momento que consegue entender o que quer, algumas eequipes acima de 30 e a gente agora com 19 é uma realidade que não conseguimos. Temos que acreditar, principalmente com a força da nossa torcida, que hoje não veio em massa mas apoio, no momento que juntarmos tudo isso seremos muito forte.

APOIO DA TORCIDA
Foi muito bom. Logo no início você fazer dois gols facilita muito para que a coisa aconteça. Mais do que os gols como construímos. O torcedor está vendo isso. Uma minoria, aquilo que aconteceu do hotel, foi de uma minoria que quer desordem, mas quem quer o bem do clube faz o que fez hoje no Maracanã.

GUIÑAZU
Sempre vou contar com ele, está com problema seríssimo. Não consegue nem ter treinamento de contato, está fazendo sozinho. Se cair pode ter que fazer cirurgia. O prazo é com médico. Qualquer contato ele sente muitas dores.

POSITIVO
Foi o conjunto. A equipe teve tranquilidade, só saia ligação direta nos tiros de meta. Eles tinham uma facilidade, vem jogando junto há muito tempo. Tivemos mudanças no time, de treinador, estamos entendendo a proposta agora.

RIASCOS
Quero dizer que sinto a mesma dor que ele está sentindo. As coisas não estão acontecendo para ele, erro de passe, de domínio. É passo a passo, tenho conversado para ele fazer o mais simples. Pedir de coração porque a vaia dependende do jogador. Tem alguns que não importa, outros sim. Não vou ter o Leandrão na Copa do Brasil. São jogadores que temos que manter acreditando. Não vou desistir dele, sinto a dor dele, e gostaria que o torcedor procurasse aplaudir e ajudar. Nessa hora temos que juntar tudo.

RODADA
Contribui para não se distanciar. Mas, muito mais do que torcer, isso contribui. Temos que fazer o nosso dever. Aquilo que fizemos hoje e no jogo passado. Não apenas em termo de vitória, mas a consistência, a forma. É por aí que vamos alcançar o objetivo.

RODRIGO
A reação dele foi maravilhosa de não revidar. Uma resposta branda tira qualquer possibilidade de furor maior. Realmente que bom que alguns não viram para que não houvesse revide. Foi muito frio e calculista, ficou abalado com a situação. Tem uma criança recém-nascida, às vezes tem que sair na rua com ela, mas foi humano de entender o erro do jogador. Não queria fazer queixa, foi o Vasco e o Sindicato que quiseram. Por isso hoje é o capitão e um dos mais compenetrados da equipe.
Globoesporte

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial