Lama destruiu 158 das 180 casas de vilarejo em Minas Gerais

Publicado em 8 de novembro de 2015

obraMG5O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, destruiu 158 das 180 casas do vilarejo de Minas Gerais. Depois que a lama baixou, só 22 residências estavam de pé. Centenas de pessoas seguem desabrigadas, uma morte foi confirmada e 13 funcionários da empresa estão desaparecidos.
Cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos inundaram o distrito de Bento Rodrigues. A lama atinge áreas a até 100 km de distância do local do acidente, ocorrido na tarde de quinta-feira (5).
Um vídeo feito pelo prefeito de Rio Doce, Silvério Joaquim da Luz, mostra que a água barrenta foi parar no rio que dá nome a cidade, afetando a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, em Santa Cruz do Escalvado.
Os rejeitos de mineração atingiram o rio do Carmo, que depois se encontra com o Piranga, formando o Rio Doce – um dos maiores rios do estado, que desagua em Linhares, no litoral do Espírito Santo.
O Serviço Geológico do Brasil emitiu um alerta de risco de enchentes para três cidades capixabas, onde a lama deve chegar na segunda-feira (9): Baixo Guandu, Colatina e Linhares.
Impacto ambiental
Para o prefeito de Rio Doce, o “desastre ecológico é ainda incalculável”. “Há milhares de peixes mortos, quilômetros de matas ciliares destruídos, lama fétida e outras tantas toneladas de madeira boiando”, disse Silvério da Luz.
Nesta sexta-feira (6), o núcleo de emergências do Ibama de MG afirmou que a lama liberada pelo rompimento das barragens afetou o leito d’água que passa pela região por uma extensão de 80 km. O rio que banha a área é o Rio Gualaxo, que deságua no Rio Doce.
Em entrevista na tarde desta sexta, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse que cinco distritos foram atingidos: Águas Claras, Ponte do Grama, Bento Rodrigues, Paracatu e Pedras. A cidade de Barra Longa, a 70 km de Bento Rodrigues, também foi atingida pela lama.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial