“Lavar os pés é colocar-se no lugar do outro”, diz Dom Delson na Missa de Lava Pés A Celebração recorda a Última Ceia, marcando a instituição da Eucaristia

Publicado em 27 de março de 2016

A Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, na Quinta-feira Santa, marca na Igreja a Instituição da Eucaristia, relembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos. Dom Manoel Delson presidiu esta celebração na Catedral de Nossa Senhora da Conceição às 17h deste dia 24. No rito do “Lava Pés”, 12 leigos agentes de pastorais e serviços da Catedral tiveram seus pés lavados pelo Bispo. “Lavar os pés é colocar-se no lugar do outro para compreendê-lo”, afirmou.
Na Missa, Dom Delson alertou que a Eucaristia exige compromisso e que para atender ao chamado de amor de Deus, é preciso colocar-se no lugar do outro. “Quando olhamos para nossa realidade, é tanto desrespeito à pessoa humana, tantos conflitos nascidos de incompreensões, de críticas sem fundamentos… como é difícil nos colocar no lugar do outro. Quem serve faz sempre esse exercício antes de reagir, de rebater, de ofender: para um instante e se coloca no lugar do outro para compreender. E é isso o que Jesus ensina com o ‘lavar os pés’”, pontuou.
Ainda refletindo sobre o “Lava Pés”, Dom Delson pediu que cada pessoa refletisse sobre suas ações cotidianas. “Em casa, estou lavando os pés da minha esposa, do meu marido, dos meus filhos, das pessoas que moram na casa? Os filhos estão lavando os pés dos seus pais, ou só querem saber dos seus bens, do que eles podem oferecer? No ambiente de trabalho, quanto desrespeito e desunião! Falta colaborar, não criticar por criticar… temos que ser aquele que ajuda o outro a crescer. Todo cristão deve ter esse comportamento de amor, de ajuda, de união”.
Reforçando que a Eucaristia é o alimento para a alma, o Bispo ainda alertou que de nada adianta participar do banquete da Eucaristia e ser incapaz de servir. “Quem come do Corpo do Senhor, quem bebe do Seu sangue, deve fazer o que Jesus ensinou hoje: lavar os pés uns dos outros. Nosso mundo será mais feliz, mais confiante, mais cheio de esperança. Lembrem-se do que Ele disse: ‘se eu, vosso mestre e Senhor, vos lavei os pés, lavai vós os pés uns dos outros’”.
Após a Missa, o Santíssimo (Hóstia Consagrada) é transladado solenemente em procissão para uma sala especialmente preparada, onde os fieis permanecem em Vigília Eucarística, na preparação para a Sexta-feira Santa, dia em que se recorda a morte na cruz de Jesus.

Pastoral da Comunicação
Diocese de Campina Grande

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial