Literatura, Memória e Sensorialidades: evento marca o lançamento oficial do livro “A ossada de um moleque”

Publicado em 24 de junho de 2021

Além da presença do autor Gabriel Sanpêra, encontro online da Oríkì Editora, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, conta com a participação da mestra em Letras/Literaturas Africanas Simone Ricco, da mestra em Memória Social Tatiana Henrique, da historiadora Lourence Alves e dos poetas e escritores Tom Grito e Luciene Nascimento
Nos dias 26 e 27 de junho, próximo final de semana, acontece de forma online o evento “Literatura, Memória e Sensorialidades” da Oríkì Editora. Serão dois dias de conversas sobre o resgate da história por meio de trajetórias pessoais e coletivas como forma de afirmação e preservação de tradições, culturas, saberes apagados, criminalizados ou apropriados pelos processos, práticas e instituições coloniais.
A Oríkì Editora é uma editora independente que tem foco em publicações e visibilidade da produção literária preta, favelada e demais identidades preteridas do mercado editorial. Para o evento, além de Gabriel Sanpêra, também convidou para compor as rodas de conversa a mestra em Letras/Literaturas Africanas Simone Ricco, a mestra em Memória Social Tatiana Henrique, a historiadora Lourence Alves e os poetas e escritores Tom Grito e Luciene Nascimento.
“É urgente pensar a relação entre essa temática – Literatura e memória – e as diversas, plurais e múltiplas formas de expressões artísticas contemporâneas, junto ao questionamento de formas estéticas hegemônicas, padronizadoras e excludentes”, reforça Daniel Brazil, fundador da Okírì Editora e um dos idealizadores do evento.
O segundo encontro marca o lançamento oficial do livro “A ossada de um moleque”, de Gabriel Sanpêra”. Daniel acrescenta: “Nós da Oríkì Editora propomos dois dias de conversa, troca de ideias, afetos e sensorialidades que estimulam e são estimuladas pela escrita, oralidade, teatralidade, alimentação e o que mais nos motivar, em diálogo e estimulados pelo trabalho de Gabriel”.
Os dois encontros, sábado e domingo, serão transmitidos ao vivo pelo YouTube! (O link de acesso será disponibilizado 30 minutos antes do início do evento. Para recebê-lo é necessário fazer sua inscrição aqui ou se inscreva no nosso canal no YouTube para receber a notificação do seu app.)
No segundo dia, o autor Gabriel Sanpêra também estará em uma sala exclusiva no aplicativo Zoom para falar sobre “A ossada de um moleque”. Para participar e fazer perguntas para o autor, inscreva-se aqui.

Sobre o livro “A ossada de um moleque”
“A ossada de um moleque” tem a energia da juventude, a sabedoria da ancestralidade e a força da memória. Ficcionalizando lembranças, reconstruindo histórias, invocando ora a espiritualidade e seus ancestrais, ora o cotidiano e suas realidades, Gabriel Sanpêra prova, em seu segundo livro, que não está no mundo a passeio, e que tem uma missão e um sério compromisso com sua escrita. Na experimentação das formas e formatos, poeticamente proseando com o leitor, brinca de escrever muito a sério sua mensagem.
“Meu processo de criação envolveu um resgate de memórias e fotos antigas de minha avó que tinha como tradição fazer anotações atrás dos retratos. Meus contos nascem dessa inspiração nessas imagens e textos breves, no entanto, carregados de significados e representações de uma cultura”, conta Sanpêra.
O título, escolhido não ao acaso, direciona o olhar a dois dos contos mais representativos da obra e revela, sutilmente, do que o livro trata: a estrutura desse moleque, menino, moço.
A estrutura ancestral, emocional, o racismo estrutural que o atravessa, a estrutura física que impacta caminhos, escolhas, imposições. Há uma tênue linha, invisível, que transpassa os textos fazendo uma conexão única, às vezes quase imperceptível, entre eles. A ossada é elemento literal e simbólico, real e metafórico, dando consistência orgânica ao conjunto de memórias, sonhos, dores, amores, vivências diversas e intensas de um corpo que afirma seu valor e sua existência a cada conto, a cada linha.

Serviço
Literatura, Memória e Sensorialidades

Primeiro encontro
26/06, sábado – 16:00h – 17:30h
Memória e sensorialidades na produção literária
Um bate papo sobre literatura e suas possibilidades de diálogos com outras formas de expressão e performances artísticas a partir das memórias ativadas pelas sensorialidades.
Com: Tatiana Henrique, Tom Grito e Lourence Alves
Haverá uma performance gastronômica.

Segundo encontro
27/06, domingo – 16:00h – 17:30h
Criação, produção e escrita a partir de A Ossada de um moleque
Um bate papo sobre processos de escrita, produção literária, escritas não-hegemônicas e a experiência da criação de “A ossada de um moleque”.
Com: Gabriel Sanpêra, Simone Ricco e Luciene Nascimento

Terceiro encontro
27/06, domingo – 18:00h – 19:00h
Bate papo exclusivo de lançamento
Gabriel Sanpêra fala sobre o seu livro A Ossada de um moleque, lê alguns contos e responde perguntas do público. (Mediante inscrição. Limitado às 20 primeiras inscrições)

Link para inscrição no evento: https://www.oriki.com.br/lancamento-ossada
Local de transmissão do evento: https://www.youtube.com/OrikiEditora
Livro “A ossada de um moleque” já à venda pelo site: https://www.oriki.com.br/product-page/a-ossada-de-um-moleque

Sobre o autor
Gabriel Sanpêra é escritor e poeta nascido em Barra Mansa, RJ. Ele escreve e performa sobre si, sobre os seus, sobre o cotidiano de corpos que existem, amam, lutam, sorriem em diáspora. Atualmente vive em São Paulo onde atua como escritor e roteirista, estuda Comunicação e Tecnologias e facilita processos de cocriação remota. É também autor do roteiro do curta Baldes, adaptado para o trabalho do diretor Thiago Rocha, também de Barra Mansa-RJ.
Eternizou seu bairro, Vista Alegre em Barra Mansa em seu primeiro livro de poemoas, o “Fora da Cafua”, que foi premiado e faz parte do acervo de literatura na Universidade de Buenos Aires. Esse primeiro trabalho já apontava para uma linha literária cheia de identidade e reconhecimento. Um material que foi todo escrito no bloco de notas de um celular, por um jovem negro enquanto se movimentava entre sua casa e seu trabalho.
Com “Fora da Cafua”, Sanpêra revela a força da sua identidade e de suas memórias familiares, de suas raízes e da relação com sua cidade e o impacto dessa história na sua escrita.
O mais fascinante, segundo a escritora Jarid Arraes é “a sutileza das mudanças e das misturas. A musicalidade e a oralidade que se posicionam ombro-a-ombro com a construção poética de Gabriel. Escritores como Gabriel estão confortáveis em suas próprias estéticas. Estão seguros de suas referências. Problema seu se você não compreendeu, se o seu repertório é limitado. Há quantos séculos fazemos o movimento contrário?
A juventude negra, LGBT e periférica tem uma estética excelente para ensinar. Gabriel Sanpêra demonstrou possuir elementos. Que eles enriqueçam seu repertório também.”
Jarid Arraes é uma escritora cearense, cordelista e poeta brasileira, autora de quatro livros publicados e 60 títulos em cordel, premiada pela Biblioteca Nacional, APCA e seus livros figuram nas listas de melhores livros de diversos canais de relevância nacional.

Sobre a editora
Oríkì Editora é uma editora independente com foco em publicações e visibilidade da produção literária preta, favelada e demais identidades preteridas do mercado editorial, que preza pela alta qualidade literária e editorial, fora de padrões hegemônicos, cujo objetivo é proporcionar uma experiência única de leitura.
Uma empresa conduzida por pessoas que acreditam que a literatura é uma das formas de expressão mais potentes que existe e cujo nome traz em si a marca desta potência.

Título: A Ossada de um moleque
Autor: Gabriel Sanpêra
Editora: Oríkì Editora
Apresentação de Simone Ricco.
Gênero: Contos/híbrido
Formato: 14x21cm
Páginas: 98
ISBN: 978-65-88649-01-5
Já à venda pelo site: Oriki Editora

Informações à imprensa
C+M Comunicação
Tel.: 11 4110-5132 | Cel. e Whatsapp: 11 95653-2013
Antonio Montano – antonio@castilhoemontano.com.br
Raphael Montanheiro – raphael@castilhoemontano.com.br

Foto: Bia Ferrer

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial