Longa brasileiro A Salamandra faz estreia mundial em competição no Festival de Veneza

Publicado em 12 de agosto de 2021

Diretor pernambucano radicado em Londres, Alex Carvalho estreia em longas com A SALAMANDRA, que fará sua première mundial na mostra competitiva da Semana da Crítica do Festival de Veneza que acontece entre 1 e 11 de setembro. O filme é baseado em romance do médico e escritor francês Jean-Christophe Rufin, que foi adido cultural do Consulado Geral da França em Recife de 1989 a 1990. O longa, uma produção entre Brasil, França e Alemanha, foi rodado inteiramente no Recife e conta com a coprodução de Canal Brasil e Telecine. O filme será lançado no Brasil pela Pandora Filmes.
A SALAMANDRA é protagonizado pela francesa Mariana Foïs (“A Trama”, “Polissia”) no papel de Catherine, uma mulher com problemas emocionais que abandona seu país e vem para o Brasil encontrar sua irmã. Ela acaba conhecendo Gil (Maicon Rodrigues, da novela “O Tempo Não Para”, fazendo sua estreia no cinema), com quem entra numa relação improvável.
Carvalho aponta que o que mais lhe chamou a atenção nessa história é “sua capacidade de surpreender com pequenos gestos. Com o romance, logo percebi uma grande oportunidade de mergulhar na mente de uma personagem numa jornada irreversível e experimentar o prazer e a dor da autodescoberta conforme o mundo dela se transforma ao entrar em contato com uma realidade muito diferente.”
O roteiro é assinado pelo próprio diretor, em colaboração com Thomas Bidegain e Alix Delaporte. O time criativo inclui ainda a fotógrafa canadense Josée Deshaies (“A questão humana”), as montadoras Joana Collier e Agnieszka Liggett e a diretora de arte Juliana Lobo (“Que horas ela volta?”, “Todos os mortos”). O elenco conta também com os brasileiros Bruno Garcia (“De Pernas pro ar”, “Cleópatra”) e Allan Souza Lima (“Aquarius”, e da novela “Órfãos da Terra”), além da francesa Anna Mouglalis (“Mamute”, “Novo”).

Sinopse
Depois de passar anos cuidando do pai, Catherine se sente sufocada pelo contraste entre seus sentimentos e a sua realidade. Ela foge para o Brasil esperando se reconectar com sua irmã. Finalmente, mais livre, mas ainda incapaz de superar sua ansiedade, ela entra numa relação com um belo jovem. Gil representa uma segunda chance e oportunidade de experimentar a vida que ela podia ter vivido. Determinada a recomeçar, Catherine precisa decidir se deve continuar com essa sua reinvenção que pode levar a um fim violento e irrevogável.

Ficha Técnica
Direção: Alex Carvalho
Roteiro: Alex Carvalho, em colaboração com Thomas Bidegain e Alix Delaporte, a partir do romance La Salamandre, de Jean-Christophe Rufin
Produção: Alex Carvalho, Sven Schnell, Patrick André, Julie Viez
Coprodução no Brasil: Paula Cosensa, Adriana Rouanet, Tiago Carneiro Lima
Elenco: Marina Foïs, Bruno Garcia, Anna Mouglalis, Maicon Rodrigues, Allan Souza Lima, Buda Lira
Direção de Fotografia: Josée Deshaies
Desenho de Produção: Juliana Lobo
Montagem: Joana Collier e Agnieszka Liggett
Coprodução: Canal Brasil e Telecine
Apoio: Projeto Paradiso
Gênero: drama
País: Brasil, França, Alemanha
Ano: 2021
Duração: 119 min.

Mais Informações:
Sinny Assessoria e Comunicação
imprensa@sinnyassessoria.com / contato@sinnyassessoria.com
Sinny Assessoria e Comunicação, contato@imprensa.com.br, São Paulo, SP, Brasil
Cancelar Inscrição

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial