Mais de 1,2 mil pessoas ficam desalojadas por causa das chuvas no Grande Recife

Publicado em 25 de julho de 2019

Um balanço divulgado na noite desta quarta-feira (24), pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, aponta que ao menos 1.206 pessoas estão desalojadas em áreas atingidas pelas chuvas no Grande Recife.
Ao todo, 12 pessoas morreram por causa de deslizamentos de barreiras no Recife, em Olinda e em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. No fim da noite, o corpo de uma grávida foi encontrado. Cidades do Grande Recife e da Zona da Mata de Pernambuco decretaram situação de emergência por causa das chuvas. eixa mortos e desabrigados na Região Metropolitana do Recife
Segundo a Codecipe, existem pessoas que foram obrigadas a deixar as casas em seis cidades: Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Abreu e Lima.
Na capital, segundo o balanço, são 224 desalojados. Há 56 pessoas fora de casa em Abreu e Lima, 200 em Paulista, 312 em Igarassu, e 304 em Jaboatão dos Guararapes.
Em Olinda, a prefeitura informou que há 110 pessoas em abrigos ou na casa de parentes. A Codecipe informou, no entanto, que os dados da cidade não tinham sido repassados oficialmente, até o início da noite.
A prefeitura de Camaragibe informou que, no município, há 18 pessoas desalojadas, de cinco famílias. Três delas são do bairro de Tabatinga, uma das Carmelitas e outra do Ostracil.
O secretário-executivo da Codecipe, coronel Lamartine Barbosa, afirmou que os moradores de áreas de risco devem sair das casas.
“Há previsão de chuva ainda nesta quarta-feira. Na quinta (25), há uma tendência de diminuição de precipitações. Evitem dormir em locais com perigo”, comentou.
Segundo ele, as pessoas preciso ficar em alerta quanto aos sinais de problemas em áreas de morros.
“É necessário analisar situação das casas, se há rachaduras ou se ouviu estalos. Também é preciso verificar se houve mudança de posição em postes ou em árvores, pois indica que houve problema no terreno”, comentou.

Buscas
Durante todo o dia, os bombeiros fazem buscas por uma grávida que foi considerada desaparecida, em Abreu e Lima. Por volta das 21h40, foi localizada uma bolsa azul, que seria do bebê de Maria Eduarda da Silva, de 21 anos.
O marido dela, Breno José, acompanhou os trabalhos, na área do deslizamento. Horas depois, foi localizada a bolsa de Maria Eduarda, com documentos. O corpo da jovem foi achado às 23h31.
No local onde a grávida está sendo procurada, morreram quatro pessoas. Três são da mesma família e a outra é um vizinho.

Veja a situação de cada cidade
Igarassu
O prefeito de Igarassu, Mario Ricardo (PTB), decretou estado de emergência e criou uma força-tarefa com o apoio de todas as secretarias municipais. Algumas escolas municipais abrigaram as pessoas que moram em áreas de risco. As aulas foram suspensas para manter a segurança dos alunos e professores.
A prefeitura informou, ainda, que as unidades ambulatoriais e eletivas (PSF, policlínicas, Centro de Saúde da Mulher, Centro de Saúde do Homem, Clínica da Visão, CTA, Lame, CAF e Vigilâncias) estão com os atendimentos suspensos para resguardar a segurança dos clientes e servidores. Os serviços de urgência e emergência (SAMU e unidade hospitalar) seguem funcionando.
Na cidade, houve ao menos seis desabamentos de casas em locais de risco, mas ninguém ficou ferido. Há 100 pessoas abrigadas em escolas municipais, de 27 famílias.

Abreu e Lima
Em Abreu e Lima, o prefeito Marcos José (PSB) decretou Estado de Emergência no município e determinou o adiamento do retorno às aulas nas 32 escolas municipais da cidade.
A prefeitura informou que realiza uma operação para ajudar os desabrigados por causa da chuva. Uma quadra esportiva foi disponibilizada para atender essas pessoas. Colchonetes e cestas básicas devem ser distribuídos.
Cerca de 6 mil alunos foram afetados. Na cidade, postos de saúde não abriram, porque servidores que moram em outras cidades tiveram dificuldades para chegar ao trabalho. As equipes da Defesa Civil estão monitorando os locais, colocando lonas nas áreas de risco.

Olinda
Em Olinda, ao menos quatro pessoas morreram. Nesta quarta-feira (24), o prefeito do município, Professor Lupércio (SD), decretou situação de emergência.
No documento, ele autoriza a entrada em casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação de pessoas em áreas de risco.
O prefeito determina, ainda, que voluntários sejam convocados pela Defesa Civil para reforçar as ações de emergência. Um gabinete de crise foi criado para acompanhar a situação, envolvendo secretarias como Infraestrutura, Controle Urbano, Guarda Municipal, Transporte e Trânsito, Desenvolvimento Social, além da Defesa Civil.
Segundo a administração municipal, 110 pessoas ficaram desabrigadas. Setenta delas foram alojadas na Escola Municipal Pró-Menor e outras 40 seguiram para o Estádio Grito da República, no bairro de Rio Doce.

Vicência
O prefeito Guilherme Nunes (PSDB) , da cidade de Vicência, na Zona da Mata do estado, decretou estado de emergência por causa da grande quantidade de água e lama que causaram transtornos em todo o município.
Além disso, a barragem da adutora do Siriji está sangrando desde a terça-feira (23) e chegando à barragem da Usina Laranjeiras.
Famílias que residem na Comunidade Cristã e em Vicência 3 estão sendo deslocadas das áreas ribeirinhas para locais seguros. De acordo com a administração, pelo menos 10 casas foram atingidas pela água. No local, uma barreira caiu e destruiu parcialmente duas casas. Ninguém ficou ferido.

Confira os telefones das comissões de Defesa Civil dos municípios:
Abreu e Lima: 9 8736.6296 ou 3541 2748
• Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531
• Camaragibe: 2129.9564
• Jaboatão dos Guararapes: 0800.281.2099 ou 9 9195.6655
• Olinda: 3429.9838 ou 9 9266.5307 (WhatsApp)
• Paulista: 153
• Recife: 0800.281.3400
• Vicência: 9 9718.944

G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial