Manifestação para marcar 1 ano de protestos por igualdade no Chile acaba em confronto e vandalismo

Publicado em 19 de outubro de 2020

Milhares de manifestantes se reuniram na Praça Itália, no centro de Santiago, neste domingo (18), para uma manifestação que acabou em confronto e vandalismo. O ato foi organizado para comemorar o primeiro aniversário do início dos protestos no Chile para exigir maior igualdade social.
Depois de um início pacífico durante a manhã, à tarde foram registrados atos de violência, incluindo um confronto entre torcedores do Colo Colo e do Universidad de Chile, e depois entre manifestantes encapuzados e policiais. Relatos iniciais da mídia local falavam em 5 pessoas detidas e 5 policiais feridos.

Igrejas foram alvos
A Igreja da Assunção, nas proximidades da Praça Itália, foi completamente incendiada depois de ser atacada por encapuzados. A pequena igreja foi o segundo templo a ser atacado durante este dia de protestos em Santiago. Quando a cúpula pegou fogo após o desabamento da estrutura, vários manifestantes comemoraram.
A estrutura foi atacada após várias horas de manifestação pacífica ao redor da praça na capital chilena. Quando a igreja pegou fogo, bombeiros e equipes de resgate fizeram uma barreira para evitar que o colapso da estrutura atingisse as pessoas.
“Deixa cair, deixa cair”, gritaram alguns encapuzados, que festejaram a subsequente queda da cúpula da igrejinha, também conhecida como “freguesia dos artistas”, segundo a imprensa chilena.
Antes, bem próximo ao local onde ocorreu o incêndio, outro templo foi saqueado e queimado, mas os bombeiros conseguiram apagar as chamas antes que elas causassem maiores danos.

A manifestação
Havia grande expectativa no país para a forma como essa comemoração terminaria, já que ela foi marcada para uma semana antes da votação do plebiscito constitucional histórico. A grande maioria da população defendia uma manifestação pacífica e sem excessos, segundo várias pesquisas.
Diversos grupos sociais convocaram uma manifestação pacífica para comemorar o primeiro ano do que o Chile chamou de “Surto Social”.
Desde cedo, grupos de manifestantes chegaram à central Praça Itália, epicentro das manifestações durante todo esse ano, enquanto agitavam bandeiras, pulavam e gritavam slogans a favor de uma mobilização social para a realização de profundas reformas sociais.
A praça acordou cercada por carabineros (polícia militarizada chilena) e carros blindados.
O governo do presidente Sebastián Piñera – fortemente criticado desde o início dos protestos, esses os mais importantes em 30 anos de democracia – convocou uma manifestação pacífica e em respeito às medidas de proteção impostas por causa da pandemia da Covid-19, que no Chile registra quase 490.003 casos e tem 13.588 mortes confirmadas.
Vários setores temiam que se repetissem as imagens de 18 de outubro de 2019, quando após um protesto que sugeria o não pagamento das passagens de metrô – realizado por alunos do ensino médio – o dia terminou numa noite de caos, com uma dezena de estações incendiadas, prédios atacados, roubos em lojas e confrontos violentos com a polícia.
Foto: Esteban Felt/AP
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial