Mapa interativo do São João faz sucesso em Campina e ajuda turistas no deslocamento pelo Parque do Povo. Foram mais de 111 mil acessos

Publicado em 2 de julho de 2024

Além da ampliação do espaço físico do Parque do Povo e do aumento do número de dias do Maior São João do Mundo uma outra novidade foi apresentada com sucesso durante a festa este ano: um mapa interativo do local para facilitar o deslocamento de campinenses e turistas por todos os pontos atrativos, barracas, palcos e até para encontrar amigos e familiares.
O mapa foi criado pelo cientista de dados Arthur Carneiro – foto -, natural de Campina Grande e que teve a idéia de facilitar o deslocamento das pessoas pelo Parque do Povo a partir do entendimento que nem todo mundo tinha conhecimento das mudanças implantadas no local e, principalmente, que durante os principais dias da festa a grande maioria das pessoas no local é turista e, portanto, com pouca noção do ambiente.

Este ano a área total do Parque do Povo aumentou 7.500 m² e passou a ter quase 40 mil m², ampliando também a capacidade de público no local em 28%. Além disso, vários setores tiveram a localização modificada para facilitar a mobilidade.
O mapa interativo, que passa a ser uma ferramenta do Google Maps, começou a funcionar quando a festa já tinha começado, mas isso não atrapalhou o seu sucesso: foram mais de 111 mil acessos durante o mês, conforme explicou Arthur Carneiro. Ele ficou satisfeito com a aceitação e já está pensando em modificações e melhorias no mapa interativo para o próximo ano.
A base da idéia para a criação do mapa do Parque do Povo durante o São João em Campina Grande surgiu quando o cientista de dados estava em Olinda (PE) no carnaval. “Eu passei o carnaval em Olinda, onde tem as agremiações com os blocos que saem cada um de um canto, e eu na condição de turista gostaria de saber quais eram os percursos dos blocos, de onde eles saíam, os horários, para me programar da melhor forma possível”, explica Arthur.
A partir de um levantamento feito com pessoas da cidade, ele montou um mapa com os principais pontos do carnaval e disponibilizou aos internautas. Segundo ele, o material teve 82 mil visualizações durante o período carnavalesco. Depois da experiência como turista Arthur repetiu o trabalho em Campina Grande, criando o mapa do PP.
“Quando cheguei na abertura da festa no Parque do Povo percebi que a mudança do layout trouxe algumas questões. Os lugares que eu gostava de frequentar, como barracas e shows, tinham mudado de lugar e eu não sabia como me localizar. Comentei isso com um amigo e ele disse ‘era bom fazer um mapa’, e foi o que aconteceu, disse Arthur.
Para fazer o mapa ele foi ao Parque do Povo e fez o levantamento completo de todos os pontos do lugar, identificando cada barraca, banheiro, palco e todos os outros pontos do ambiente. A ferramenta MAPA DO PP é disponibilizada gratuitamente na internet. CLIC AQUI

Fotos: Reprodução/TV Paraíba
Por Apolinário Pimentel

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial