Maratona avalia potencial inovador dos alunos da área de Calçados do SENAI em CG
Publicado em 14 de junho de 2018![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2018/06/maratona2.jpg)
Depois de uma turma de 15 alunos do SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa apresentarem soluções inovadoras para a Indústria da Paraíba, durante o Grand Prix de Inovação. Mais um grupo de estudantes da instituição, dessa vez do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado – CTCC, Albano Franco, em Campina Grande deu largada na manhã desta segunda-feira, na Maratona de Inovação Aberta.
Nas próximas 48 horas, eles terão que desenvolver ideias, protótipos e projetos de inovação, apresentando soluções para questões-desafios que estimulam a cultura da inovação e os aproxima do mundo do trabalho.
Durante o GP são lançados vários desafios, que tem como referência a atuação na indústria de Calçados. São problemáticas, onde a equipe deverá apresentar de forma coesa e objetiva cada etapa do processo de corte manual e mecânico do calçado, destacando as particularidades de cada processo e apontando os pontos positivos e negativos dos dois tipos de cortes. Outro desafio lançado envolve a redução do tempo de preparação do calçado, levando em consideração a qualidade, as etapas de processos, sem afetar a modelagem existente. Os alunos também terão que apresentar soluções envolvendo a saúde e segurança dos trabalhadores, encontrando respostas para o tipo de protetor auricular adequado para o ambiente de atuação, analisar os limites de tolerância para ruídos e máxima exposição diária, e demonstrar a forma correta de uso dos Equipamentos de Proteção Individual.
Na Maratona, eles terão ainda que apresentar uma melhoria para a redução dos custos no processo de corte manual de uma empresa, e levando em conta a importância dos setores de manufatura dentro da empresa, os alunos terão que exercer o papel de monitores de qualidade, avaliando qualitativamente um modelo de sandália que está sendo produzido, mas que tem apresentado falhas na qualidade, e sugerir melhorias para o processo de produção. As provas da maratona acontecem das 07h às 11h, e das 13h às 17h, no CTCC, no bairro de Bodocongó.
“O Grand Prix reflete a vanguarda do SENAI na formação profissional e no estímulo à inovação da indústria”, ressaltou o gerente do CTCC, Weslley Regis.
Na próxima sexta-feira, as equipes irão apresentar aos mentores as melhores propostas, em seguida terão um momento para fazer o aperfeiçoamento das ideias e das apresentações, farão a revisão, e por fim demonstrarão as ideias para uma banca avaliadora que irá premiar as três equipes que apresentarem a melhor ideia, com medalha e um curso de prototipagem.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5424.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
(83) 2101-5396 / 5483
assessoriadecomunicacao@fiepb.org.br
SITE
http://www.fiepb.com.br/
REDES SOCIAIS
https://www.twitter.com/FIEPARAIBA/
https://www.facebook.com/FIEPB/
https:// www.instagram.com/fiepb/