Medicina em espanhol: melhores faculdades da América Latina e Espanha

Publicado em 19 de maio de 2021

Enquanto algumas faculdades de medicina estão classificadas no topo dos rankings mundiais, alcançam prestígio internacional e disponibilizam instalações abrangentes, laboratórios modernos e extensas bibliotecas para seus alunos, outras não podem dizer o mesmo.

Desde a qualidade do corpo docente, à porcentagem de alunos com melhores notas nos exames de residência, são diversos os critérios que podem ser aplicados para que você finalmente decida onde estudar medicina.
A isso também será necessário agregar outras questões de natureza prática como a facilidade de ingresso no curso de medicina, o preço das mensalidades, o custo de vida, etc.
Para os estudantes brasileiros, a busca por estas alternativas já ultrapassou as fronteiras do país, uma vez que as vagas nas universidades públicas de medicina no território nacional são restritas, com um vestibular altamente concorrido e, além disso, o preço das mensalidades para o curso de medicina excedem a realidade de muitos candidatos à profissão.

Um passo mais perto de saber onde estudar medicina
Se você decidiu estudar medicina em espanhol as suas possibilidades são amplas: você tem toda a América Latina como destino e, se quiser ir um pouco mais longe, pode escolher a Espanha para este intercâmbio.
A América Latina se destaca por ter algumas das melhores universidades para estudar medicina do mundo. Argentina, México, Chile, Colômbia, por exemplo, são as nações que têm o privilégio de ter esses centros de estudos, dos quais surgiram vários dos mais prestigiosos médicos nesta parte do mundo.
Já na Espanha, país com uma ampla tradição universitária, existem diversas possibilidades para os estudantes de medicina, inclusive bolsas de estudo que podem proceder de instituições públicas e privadas. Muitas universidades oferecem bolsas destinadas para estudantes ibero-americanos, para estudantes estrangeiros ou para qualquer estudante de um determinado curso de graduação ou mestrado.
Assim, nestas duas regiões é possível você encontrar as melhores faculdades para estudar medicina em espanhol. Conheça, então, as universidades que poderá ingressar.

Onde estudar medicina na América Latina
Segundo dados do QS World University Rankings, de sua edição 2021, as melhores faculdades de medicina da América Latina somam cinquenta e três. O Chile tem oito faculdades de medicina neste ranking, a Colômbia tem sete, o México aparece com seis, a Argentina com quatro, enquanto o Peru e o Uruguai têm uma cada.

As posições mais altas foram obtidas pelas seguintes faculdades de medicina da América Latina (de língua espanhola):

Chile. Um lugar para estudar medicina é a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), que vem mantendo sua posição na faixa 101-150, a mesma da edição anterior deste ranking.

Argentina. A Universidade de Buenos Aires (UBA) seria o próximo destino a ser considerado. Além da proximidade com o Brasil, a instituição também mantém seu lugar no intervalo 151-200.

Chile. Novamente uma instituição chilena, a Universidade do Chile, seria a terceira possibilidade mais recomendada, pois está na mesma faixa que a UBA.

México. A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) é uma das mais bem posicionadas, com uma classificação de 151-200 no ranking QS.

Colômbia. A Universidade de Antioquia é a melhor instituição para estudar medicina neste país, tendo em vista que se posiciona no ranking no nível 301-350, bem como acontece com a Universidade da Colômbia.

Peru. Também na faixa 301-350 do Ranking QS está a Universidade Peruana Cayeto Heredia (UPCH).

Onde estudar medicina na Espanha

Na mesma classificação QS World University Rankings 2021, as pesquisas por Europa mostram universidades da Espanha muito bem posicionadas. A primeira a aparecer é a Universidade de Barcelona, em 64º lugar. ​​
Segue-se a Universidade Autônoma de Madri, a Universidade Complutense de Madri, a Universidade de Navarra e a Universidade Autônoma de Barcelona, todas na faixa de 151-200.
Ainda na Espanha, a Universidade de Valencia e a Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) se posicionam no ranking QS na faixa 251-300. Já a Universidade de Salamanca se classifica no nível 301-350.
Os rankings da QS World University são feitos com base em uma metodologia que, entre outros fatores, leva em consideração a reputação acadêmica, o prestígio do ponto de vista do empregador e o impacto da pesquisa científica.

Imagem: Pixabay

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial