Menina com ‘ossos de vidro’ ganha cadeira de rodas de presente, um ano após escrever para Papai Noel

Publicado em 26 de dezembro de 2018

As tradicionais canções natalinas dizem que o Papai Noel não esquece de ninguém nessa época do ano. Para uma família baiana, a afirmação se concretizou.
A pequena Patrícia Kelly de Jesus da Paixão não anda e sonhava com uma cadeira de rodas. O desejo foi atendido após uma corrente de um grupo que se mobilizou para fazer uma surpresa para a garota e presenteá-la com o equipamento. O caso foi divulgado nas redes sociais na terça (25).
Patrícia Kelly tem 6 anos e mora com os pais no bairro da Conceição, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Ela tem osteogênese imperfeita, uma doença rara e incurável que se caracteriza pela fragilidade óssea.
“Recebi o diagnóstico ainda na gestação. Quando ela nasceu, já tinha sofrido doze fraturas dentro do útero”, conta a mãe dela, a dona de casa Jucélia de Jesus Nascimento.
A menina, que se locomove rastejando, já teve uma cadeira de rodas, mas ficou pequena para ela. Além disso, não era adaptada, o que dificultava a vida escolar da garota. “Ela não tinha apoio para os braços, mal conseguia pegar no lápis. Além disso, a carteira não tem o suporte que ela necessita, especialmente nas laterais. A qualquer momento ela Patrícia poderia cair e sofrer mais uma fratura”, detalha a mãe.
Por causa desses problemas, no final de 2017, elas escreveram juntas uma carta para o Papai Noel, pedindo uma cadeira de rodas adequada para as necessidades da criança. A correspondência foi entregue pessoalmente para Luís Alberto Hobst, que é aposentado, mas trabalha como Bom Velhinho há 11 natais.
Infelizmente, naquele ano não foi possível realizar o sonho da menina. Ele guardou o papel e pensou no desejo da garota ao longo do ano, mesmo sem ter condições financeiras para realizá-lo.
“Eu ficava triste com a possibilidade de ela voltar e me perguntar sobre a cadeira. Sei que é difícil atender todo mundo, mas não queria decepcioná-la e ficava mexido com isso”, relata.
Luís foi chamado pela fotógrafa Greyce Coli para fazer um trabalho e falou para ela a história da menina, de forma despretensiosa. “Perguntei para ele como era o trabalho, se ele se divertia, se emocionava com as histórias, essas coisas. Então ele contou a história da cartinha e comecei a pensar em uma forma de ajudar”, afirma Greyce.
No dia seguinte, ela encontrou com um amigo e contou, por acaso, sobre o que tinha escutado. O empresário Bruno Leal imediatamente decidiu comprar a cadeira de rodas e doar.
“A gente vê tanta criança pedindo coisas supérfluas e ela queria uma cadeira de rodas para poder estudar, para viver com mais tranquilidade. Isso me sensibilizou e resolvi ajudar”.
Para aumentar a magia, o Papai Noel Luís foi chamado para fazer a entrega, que ocorreu no último domingo (23). Para atrair a garota, Greyce a convidou para fazer um ensaio fotográfico em estúdio. Após as fotos, o Papai Noel chegou de surpresa com a cadeira e a emoção tomou conta de todos no local – inclusive dos pais de Patrícia, que presenciaram a cena.
O momento foi registrado também pela publicitária Larissa Falcão, que gravou e editou um vídeo. “Nunca tinha vivido algo parecido na minha vida. Vou lembrar para sempre daquele sorriso e dos olhinhos dela brilhando”, lembra. “Ela ficou muito feliz! Pulava, gritava, abraçou e beijou o Papai Noel…E a gente foi contagiado, é claro. Foi lindo de verdade”, diz Greyce, com a voz embargada.
Luís conta que sempre ouve histórias e lê cartas tocantes, mas nunca tinha recebido um pedido semelhante a este.
“Eu já me emocionei muito como Papai Noel, mas desta vez foi diferente. Mal consegui segurar as lágrimas. Sou só um aposentado que gosta de brincar com a criançada e é muito gratificante saber que, de alguma forma, ajudei alguém que precisasse tanto”.

Rotina
Paty, como é carinhosamente chamada, disse que está mais feliz com o presente, pois agora consegue brincar com menos preocupação e vai conseguir aprender mais na escola. “Eu senti uma coisa muito boa no meu coração quando vi o Papai Noel chegando com a cadeira. Realizei o meu sonho”, diz.
Filha única de um casal humilde, ela é descrita como uma menina brincalhona, alegre e inteligente, mesmo diante das dificuldades. “Ela é encantadora, um exemplo de vida. Na verdade, quem ganhou o presente fomos nós, que pudemos ver a felicidade dela e auxiliamos uma família inteira, contribuir para a saúde e o futuro de uma criança”, diz Bruno Leal.
O pai de Patrícia trabalha, mas a mãe precisou deixar o serviço de diarista para se dedicar em tempo integral aos cuidados com a filha. “Eu fico atenta o tempo inteiro para ela não se machucar, porque é muito frágil mesmo. Até a fisioterapia foi suspensa, porque ela estava se quebrando em vez de melhorar”, detalha.
A tensão aumenta quando a garota faz alguma cirurgia reparadora, o que é constante – a última foi realizada há um mês.
“Eu cuido mais dela do que de mim. Com a cadeira, a rotina em casa vai ficar menos pesada”, diz Jucélia.
O equipamento deve ser usado por cinco anos e precisa ser trocado à medida em que a criança cresce.
“Esse foi o melhor Natal da nossa família. Eu nem acreditei que poderia ser verdade, porque passou um ano e não recebemos nenhum retorno. Isso mostra que nunca devemos perder a nossa esperança”, declara Jucélia.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial