Missa dos Santos Óleos reúne todo clero da Diocese de CG na Catedral
Publicado em 27 de março de 2016Na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 24, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Dom Manoel Delson presidiu a Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero da Diocese de Campina Grande. Cerca de 100 padres participaram da concelebração, onde acontece a bênção dos óleos sacramentais e a renovação dos votos sacerdotais. O Bispo, em homilia, falou sobre a missão do sacerdote e o compromisso dos cristãos com o amor e a misericórdia em tempos de ódio.
Dirigindo-se ao clero, Dom Manoel Delson falou sobre a responsabilidade dos padres perante a comunidade. “Padre é instrumento da graça divina que chega a todas as comunidades cristãs. A grande benção divina para o povo é o próprio Cristo, e também todos aqueles que Ele nomeou para continuar sua obra aqui na terra, ente eles, os sacerdotes”. Ele ainda falou sobre vaidade, alertando que “o padre foi consagrado não para obter poder, mas para ser instrumento da salvação de Deus”, alertou.
O Bispo também chamou atenção para as inúmeras atividades dos padres, pedindo a compreensão dos fieis e convocando os sacerdotes a não desanimarem na missão. “O cansaço vem daqueles que passam 6, 7 ou mais horas sentados ouvindo confissões; de reunião em reunião dando formação e orientando o povo de Deus; de uma comunidade para outra para celebrar a Eucaristia; domingos em que se celebra 4 a 5 missas, além dos batizados… tudo isso cansa o sacerdote, mas é um cansaço que agrada a Deus. Por isso peço: continuemos a serviço da Igreja, do povo de Deus”, convocou.
Dom Manoel Delson aproveitou a ocasião para lembrar aos presentes que estamos vivendo o Ano da Misericórdia e que o amor continuará sendo a principal virtude do cristão. “Nesse tempo, o Papa Francisco ensina a todos nós o verdadeiro sentido da misericórdia e nos convida a sermos verdadeiros instrumentos desse dom divino, perdoando os pecados e fomentando a reconciliação. Vemos tantas expressões de ódio nas redes sociais, racismo… e diante das crises que estamos vivendo no Brasil é triste ver tantas reações odiosas. Isso é triste, não é cristão, não humano! Um coração cheio de rancor e de ódio não pode receber o amor de Deus. Esta realidade é triste, porque não sabemos o que pode acontecer no futuro: uma guerra civil? Divisões drásticas? Lutemos contra isso!”, frisou.
OS SANTOS ÓLEOS
Durante a Missa foram abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos em todas as paróquias da diocese. O óleo dos catecúmenos, usado no batismo; o Óleo do Crisma, usado nas Crismas e Ordenações e o Óleo dos Enfermos, usado na unção dos doentes. Dom Delson explica que o uso de óleo para unção tem registro no Antigo e novo Testamentos, quando o óleo era usado para ungir altares e, depois, como honra a hóspedes e pessoas espciais e também em enfermos. “A unção do óleo é um gesto da comunicação da graça de Deus, da força de Deus, a força do Espírito Santo. Que os santos óleos, que nos dão essa visibilidade da unção divina, enriqueçam a nossa vida e a nossa Igreja e que acolhamos os dons dos sacramento de Jesus Cristo na nossa vida”, refletiu o Bispo.
Pastoral da Comunicação
Diocese de Campina Grande