Mortos identificados em Brumadinho chegam a 114; ainda há 205 desaparecidos

Publicado em 4 de fevereiro de 2019

Subiu para 114 o número de mortos identificados na tragédia de Brumadinho, segundo balanço divulgado na noite deste domingo (3). O total de mortos permanece em 121.
Há ainda 205 pessoas desaparecidas e outras 394 que foram localizadas após o rompimento da barragem da Vale, ocorrida em 25 de janeiro.
Neste domingo, as buscas foram suspensas à tarde em razão das chuvas e serão retomadas na segunda (4) pela manhã.
Trabalham no local mais de 250 bombeiros e 22 cães farejadores. Desde sexta-feira (1º), quando o rompimento da barragem da Vale na Grande BH completou uma semana, a operação de resgate entrou numa nova fase e não tem data para acabar, segundo as autoridades. No sábado (2), além das buscas, começaram as vistorias em barragens do estado e foi finalizada a 1ª estrutura de contenção no rio Paraopeba.

Números da tragédia
• 121 mortos confirmados – 114 identificados
• 205 desaparecidos
• 192 resgatados
• 395 localizados

No sábado, as equipes de resgate concentraram esforços em uma região em que estariam localizadas vítimas que estavam em um vestiário. No final da tarde de sexta-feira, foram identificados objetos deste local e, desde a manhã de sábado (2), começou o processo de escavações e estabilidade do terreno, como informou o tenente porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara.
“Esse foi um avanço bem importante para as equipes de busca. Estima-se que a área do vestiário congregue um número muito grande de vítimas”, diz Aihara.
Ainda segundo o porta-voz, há ainda pontos em que a lama alcança cerca de 20 metros de profundidade e os corpos que estavam em níveis superficiais da lama, praticamente, em sua totalidade, já foram retirados. Por conta disso, será necessário um trabalho muito demorado de escavação.
Desde o dia seguinte do rompimento da barragem não são achados sobreviventes. Para os bombeiros, é muito pequena a possibilidade de achar alguém vivo em meio ao mar de lama, que varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale.
Entre as vítimas, estão pessoas que moravam no entorno e funcionários da mineradora. Por causa do número de mortos, o prédio do velório municipal não foi suficiente. Outros dois locais foram improvisados para receber as famílias.

Vistorias em barragens
Fiscais da Agência Nacional de Mineração, da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da Defesa Civil começaram neste sábado (2) a vistoria da barragem Vargem Grande, da Vale, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Esta é uma das 40 barragens de rejeitos consideradas de alto potencial de dano no estado.
Eles fizeram uma inspeção e analisaram os planos de segurança. A Vargem Grande é uma das barragens construídas à montante pela Vale. Ela tem 9,5 milhões de m³ de rejeitos. O que estourou em Brumadinho tinha 12 milhões de m³ de rejeitos.
A empresa anunciou, nesta semana, que vai paralisar as atividades lá e em outras nove barragens que ficam em Minas Gerais para realizar o descomissionamento, que é a desativação e retirada dos rejeitos da barragem, nos próximos três anos. Na realidade, a decisão de acabar com as estruturas foi tomada em 2016.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial