MP-SP instaura inquérito para apurar morte de cachorro em supermercado de Osasco

Publicado em 6 de dezembro de 2018

O Ministério Público de São Paulo instaurou, na tarde desta quarta-feira (5), inquérito civil para apurar a ocorrência e os responsáveis pelos maus tratos que resultaram na morte de um cachorro dentro de uma unidade da rede Carrefour, situada em Osasco.
Segundo ativistas, o animal morreu após ser envenenado e espancado por um segurança da loja, na última quinta-feira (28). A Polícia Civil apura o caso. O segurança suspeito de cometer o crime foi intimado nesta terça (4).
O inquérito foi instaurado pelo promotor de Justiça Marco Antônio de Souza, da promotoria de Osasco e, segundo o MP, teve início após o recebimento de diversas representações e ampla divulgação do fato, tanto pelos veículos de comunicação quanto por redes sociais.
No texto, a promotoria considera, entre outros aspectos, que segundo a lei, é dever do Estado proteger todos os animais.
De acordo com a Constituição, pessoas físicas ou jurídicas que adotam condutas consideradas lesivas ao meio ambiente devem sofrer sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Histórico
De acordo com ativistas, o cachorro, conhecido como “Manchinha, morreu após ser envenenado e espancado por um funcionário de uma loja da rede do supermercado Carrefour, em Osasco.
“Um segurança do Carrefour que matou o cachorro. Ia ter uma visita de supervisores da matriz e o dono do mercado, da filial de Osasco, pediu para o funcionário dar um fim no cachorro. Ele deu chumbinho no meio de mortadela, e agrediu o cachorro”, afirmou ao G1 Rafael Leal, da ONG Cão Leal.
Fotos do animal ferido e a denúncia das agressões foram divulgadas no Facebook. Uma das postagens teve quase 20 mil compartilhamentos.
Em nota, o Carrefour afirma que o animal circulava pela unidade há alguns dias e que o Centro de Zoonoses foi acionado diversas vezes para que o cachorro fosse retirado do local, mas o chamado só foi atendido na última sexta (30).
Em nota, a rede afirma que o funcionário envolvido foi previamente afastado. O texto, entretanto, alega que o animal perdeu os sentidos após a abordagem de profissionais do Centro de Zoonoses de Osasco.
“No momento da abordagem dos profissionais do órgão para imobilização, o cachorro desfaleceu em razão do uso de um ‘enforcador'”.
A Prefeitura de Osasco confirmou que recolheu o animal ferido e sangrando, com escoriações múltiplas. No entanto, a nota enviada pela assessoria de imprensa não cita o desmaio durante o uso do enforcador.
Rafael Leal contesta a versão do Carrefour e diz que o animal não foi retirado da loja por profissionais do Centro de Zoonoses. Ele foi socorrido por quem passava pelo local e viu o cachorro ferido. “O cachorro foi resgatado com vida todo ensanguentado por uma pessoa que estava perto e socorreu. Ele foi levado para uma clínica veterinária particular, mas morreu em atendimento”, conta.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial