Muhammadu Buhari é reeleito presidente da Nigéria

Publicado em 27 de fevereiro de 2019

O presidente em fim de mandato Muhammadu Buhari foi reeleito na Nigéria, o país mais populoso da África, com uma vantagem de cinco milhões de votos sobre seu adversário, Atiku Abubakar, apesar da baixa taxa de participação, em uma eleição rechaçada pela oposição.
O chefe de Estado apresentava esta folgada margem faltando apenas contabilizar os resultados do estado de Rivers, cujo número de inscritos não chega a este número.
Apesar da hora avançada para o anúncio oficial, centenas de pessoas se reuniram na sede do governista Congresso dos Progressistas (APC), em Abuja, para comemorar os resultados ao ritmo de música afropop.
O porta-voz do partido, Bashir Ahmad, já tinha anunciado no Twitter “Buhari venceu”, sem esperar a proclamação oficial.
À medida que a Comissão Eleitoral Independente anunciava os resultados diminuía o suspense desta disputa eleitoral, que tinha se anunciado muito apertada entre o presidente e o candidato do Partido Popular Democrático (PPD).
A diferença entre os dois candidatos, ambos da etnia hausa do norte e muçulmanos, era menos pronunciada do que nas eleições de 2015 entre Buhari e Goodluck Jonathan, cristão do Delta, mas Buhari conseguiu manter uma ampla vantagem com relação ao seu adversário.
Atiku Abubakar, um endinheirado homem de negócios e ex-vice-presidente da Nigéria (1999-2007) é considerado um dos políticos mais corruptos do país.
Buhari, um ex-general que já dirigiu o país em 1983, durante as ditaduras militares, é um homem de negócios que se comprometeu a conduzir uma luta feroz contra a corrupção, o câncer que corrói o primeiro produtor de petróleo da África.
A oposição denunciou fraudes maciças do partido no poder para manter Muhammadu Buhari no comando do país e pediu a interrupção dos resultados na noite de terça-feira. Mas esta solicitação só pode ser feita por via judicial.
A mobilização dos eleitores nigerianos no pleito foi fraca, com taxa de participação de cerca de 40%.
Foto: Reuters/Afolabi Sotunde
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial