Mulheres recebem autorização para assistir a jogo de futebol no Irã

Publicado em 17 de outubro de 2018

Cerca de uma centena de iranianas foram excepcionalmente autorizadas a assistir a uma partida da seleção de seu país contra a Bolívia, nesta terça-feira em Teerã, constatou um jornalista da AFP.
Sem ser inédita, esta presença feminina nas arquibancadas é rara na República Islâmica do Irã, onde as mulheres não têm o direito de ir ao estádio para assistir a jogos de futebol de homens.
Soprando cornetas nas cores nacionais (verde, branco e vermelho) e balançando bandeiras iranianas, as torcedoras foram colocadas numa arquibancada separada dos homens, segundo o jornalista da AFP.
Elas puderam ver a seleção do Irã vencer por 2 a 1 a Bolívia em amistoso.
Mais cedo, o site Varzesh3, especializado em informação esportiva, explicou que as autoridades locais autorizaram um número limitado de mulheres a assistir ao jogo: “membros da família da seleção de futebol, membros das seleções femininas de futebol e futsal, funcionárias da federação de futebol e, claro, algumas fãs de futebol” puderam ver o jogo in loco.
Desde a vitória da revolução islâmica em 1979, as mulheres estão proibidas de comparecer a estádios para assistir a jogos de futebol masculinos, oficialmente para protegê-las das grosserias dos homens.
Esta medida é muito contestada no próprio meio do sistema político iraniano.
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, considerado moderado, já afirmou diversas vezes publicamente que quer ver mulheres nos estádios, mas essa mudança na lei esbarra na oposição ultraconservadora do governo.
Em 26 de junho, milhares de mulheres, acompanhadas de familiares, foram autorizadas a entrar no estádio Azadi para assistir à transmissão em telão da partida entre Irã e Portugal, válida pela Copa do Mundo da Rússia.
Em setembro de 2017, um pequeno número de mulheres eleitas no Parlamento receberam a autorização para assistir ao jogo das eliminatórias para a Copa da Rússia entre Irã e Síria.
Foto: AFP/STR
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial