Museu Histórico e Geográfico recebe melhorias na infraestrutura e inventário do acervo permanente é concluído

Publicado em 17 de março de 2021

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, concluiu o inventário do acervo pertencente ao Museu Histórico e Geográfico, identificando as peças por fichas técnicas, fotografias, etiquetagem e tombamento. O Museu, que recebeu uma nova identidade visual, possui objetos e documentos históricos, científicos, étnicos, antropológicos e culturais. Há também as obras de arte, peças arqueológicas, das ciências e da história natural.
Segundo Angelo Rafael, gerente dos Museus de Campina Grande, as peças foram selecionadas por tipologias, interesse histórico e grau de conservação. Muitas delas ainda passarão por um processo de higienização, manutenção preventiva e restauração.
Com relação à infraestrutura do prédio, Angelo Rafael informou que foi preparado um plano emergencial de limpeza e revisão da fiação elétrica para o Museu Histórico. “Esse plano emergencial é para que o Museu possa suportar a iluminação de led que está sendo implantada”, ressaltou Rafael.
A secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, disse que as ações, implementadas no useu Histórico, integram toda uma agenda de melhorias realizadas nos equipamentos culturais da cidade Rainha da Borborema.
“Além do Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, o Museu do Algodão, a Biblioteca Municipal e o Teatro Municipal Severino Cabral estão recebendo ações que são primordiais para o enaltecimento da cultura e história campinense. Todos esses equipamentos receberão ações para que, em breve, a população possa fazer uso destes espaços”, frisou Giseli Sampaio.
O prédio do Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande está localizado na avenida Floriano Peixoto, centro da cidade, e foi inaugurado em 1814. Inicialmente abrigou a Cadeia Municipal de Campina Grande e depois foi sede da Estação Telegráfica. Mas foi em janeiro de 1983, na gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, que o prédio passou a sediar o Museu Histórico.

Covid-19
Devido às novas medidas implementadas pela Prefeitura de Campina Grande, necessárias à prevenção contra a covid-19, o Museu Histórico e Geográfico e demais equipamentos e espaços culturais do município estão com suas atividades temporariamente suspensas.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial