Na Espanha, presidente da Funai deixa evento após protesto, e ser chamado de miliciano e assassino. Veja vídeo

Publicado em 21 de julho de 2022

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, teve que se retirar de um evento que participava em Madri, na Espanha, nesta quinta-feira (21) após ser chamado de miliciano e assassino por um indigenista brasileiro que estava no local.
Durante a assembleia geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac), na capital espanhola, o brasileiro Ricardo Rao levantou de seu assento e, gritando, fez as acusações contra Xavier, que acabou deixando o local.
“Este homem não é digno de estar entre vocês. Marcelo Xavier é um assassino. Este homem é miliciano, é responsável pela morte do (indigenista) Bruno Pereira (…) e do (Dom) Phillips.
Em 2020, Rao foi exonerado do cargo de indigenista especializado da Funai pelo próprio Xavier. Ele era coordenação regional no Maranhão e, após ameaças, fugiu para a Europa, onde mora atualmente.
Após as acusações, que a plateia ouviu em silêncio, o presidente da Funai se levantou e deixou a sala onde acontecia o evento. Ele chega a falar algo para a plateia, segundo um vídeo que circula nas redes sociais, antes de se retirar do local.
O g1 procurou a Funai, mas a fundação ainda não se pronunciou sobre o episódio.

VEJA VIDEO

Foto: Reprodução/Twitter

G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial