No Brasil, a cor da pele está ligada com a renda e o lugar onde se vive

Publicado em 22 de agosto de 2023

Estatísticas demonstram que o Brasil é o país que possui a maior população negra fora da África, sendo que a maior parte desse contingente é formado por aqueles autodeclarados “pardos”, como oficialmente são chamadas as pessoas mestiças, que descendem da união de diferentes etnias. Segundo dados do IBGE de 2021, 47% dos brasileiros se reconhecem pardos, 43% brancos e 9,1% pretos.
Os números indicam que o binarismo “branco/negro” pode não ser suficiente para abranger a diversidade étnica e, principalmente, os dilemas raciais da nação. Para contribuir com este debate, a doutora em Educação Janaína Bastos lança o livro Cinquenta Tons de Racismo pela Matrix Editora.
A obra apresenta um apanhado histórico sobre a questão racial brasileira, analisando suas raízes desde o tempo da colonização e do escravismo, passando pelo branqueamento promovido por meio da imigração europeia nos séculos XIX e XX, até chegar às teorias que percebem a miscigenação como positiva e que dariam origem ao mito da democracia racial, explorado à exaustão como símbolo nacional de harmonia e respeito.
Fruto da tese de doutorado da autora, o título revela como a percepção da cor da pele no Brasil, sobretudo dos pardos, varia conforme o contexto socioeconômico, cultural e geográfico. Assim, o indivíduo pode ser percebido como “mais para branco” ou “mais para negro” dependendo da renda, da escolaridade, da cidade onde mora, do vestuário, dos hábitos e do linguajar.
Termos como “moreno claro”, “moreno escuro”, “escurinho” e “mulato” são popularmente utilizados para definir aqueles que não são totalmente percebidos nem como brancos, nem como negros. Segundo Janaína, porém, a população não se dá conta de que não há “raça pura”. “Os brancos brasileiros, em sua maioria, embora se vejam ou sejam percebidos como tais, e muitas vezes usufruam de determinados privilégios, são também mestiços, com ancestrais europeus, indígenas e africanos”, explica.
Nesse embate gerado pela ambiguidade dos tons de peles dos mestiços, o racismo se manifesta de forma cruel. Isso porque, explica a autora, muitos optam pelo caminho da busca pelo branqueamento para evitar o preconceito. Daí decorre a negação de traços negroides, por meio da raspagem ou do alisamento dos cabelos, por exemplo, o ocultamento dos ancestrais negros e a identificação com valores da branquitude.
Em Cinquenta Tons de Racismo, Janaína Bastos oferece uma abordagem crítica e esclarecedora sobre a construção da identidade racial brasileira e os desafios enfrentados pelos mestiços. Com base na análise de extensa pesquisa documental e bibliográfica, a autora evidencia a necessidade de mergulhar nas complexidades e contradições históricas e sociais para compreender a realidade e promover uma transformação efetiva.

Ficha técnica
Livro: Cinquenta Tons de Racismo – Mestiçagem e Polarização Racial no Brasil
Autoria: Janaína Bastos
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-342-0
Páginas: 128
Preço: R$ 39,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon

Sobre a autora
Janaína Bastos é mestra e doutora em Educação pela USP. Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação para as Relações Étnico-raciais. Orientou projetos de graduação, pós-graduação e extensão relacionados à área da educação, relações étnico-raciais e direitos humanos. Dedica-se há mais de uma década ao estudo do racismo e da branquitude brasileira, tendo entrevistas e artigos publicados sobre o tema.

Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Foto: Reprodução / Internet

Para mais informações, entre em contato:
LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
WhatsApp: (11) 99875-3676

Misael Freitas | misael@lcagencia.com.br
Ana Paula Gonçalves | anapaula@lcagencia.com.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial