No levantamento de peso, Fernando Reis leva 2º Pan e bate próprio recorde

Publicado em 16 de julho de 2015

reisO paulista Fernando Reis, de apenas 25 anos, entrou com total favoritismo na final do levantamento de peso nesta quarta-feira, em Oshawa, no Canadá. Ele bateu os adversários com tranquilidade e garantiu o bicampeonato (foi ouro em Guadalajara 2011). Na realidade, a missão do brasileiro consistia em quebrar seu próprio recorde pan-americano, estabelecido na edição mexicana: 410kg (185kg no arranco e 225 no arremesso). E ele não decepcionou.
Em sua segunda tentativa no arranco, já alcançou a marca de 192kg. Tentou 195kg, não deu, mas já tinha o primeiro recorde garantido. No arremesso, de primeira, marcou 221kg, o que já garantiria a marca do somatório. No telão, apareceu que ele tentaria 226kg para bater os próprios 225 do México, mas Fernando mudou de ideia e pediu 235kg, causando frenesi no público. E, novamente, conseguiu. Com isso, estabeleceu a marca do arremesso e garantiu também o recorde pan-americano no somatório com 427kg (O recorde mundial é de Hassein Reza Zaden, com 472kg no somatório).
Os outros competidores, por sua vez, se esforçavam muito para ver quem chegaria mais perto do atleta do Brasil no pódio. Só para se ter uma ideia do domínio de Fernando Reis: sua primeira tentativa no arranco chegou a 180kg, enquanto Fernando Salas Manguiz, do Equador, abriu com 165kg. O equatoriano foi bronze com total de 370kg (sendo 200kg no arremesso e 170kg no arranco).
Já no arremesso, a primeira tentativa de Fernando foi de 225kg. O canadense George Kobaladze, segundo melhor nesse quesito no Pan, abriu com 210kg. Ele ficou com a prata, com somatório de 376kg (com 168kg no arranco e 208kg no arremesso). O atleta da casa, aliás, foi ovacionado até quando errou. Depois, pediu desculpas ao público, que aplaudiu ainda mais e ficou satisfeito com o segundo lugar.

MATEUS GREGÓRIO DÁ CARTÃO DE VISITAS E É PRATA
A primeira medalha do dia no levantamento de peso veio com Mateus Gregório. Foi sua primeira nos Jogos Pan-Americanos. A prata veio com um somatório de 372kg, sendo 175kg no arranco e 197kg no arremesso. Considerado um “azarão”, o jovem de 22 anos deu seu cartão de visitas, comemorou o feito e afirmou que espera crescer na modalidade.
– O pessoal não contava comigo, tipo, o Mateus vai lá, não vai pegar medalha, algo assim. Cheguei, mostrei e é isso aí. Quero mais resultados daqui para a frente. Teremos Mundial e, ano que vem, Olimpíadas, que é o foco. Você fica meio: “Ninguém me conhece”. Agora, eles me conhecem. Eu vou para cima – relatou o jovem, que é irmão de Marco Tulio, que também é atleta e ficou em sexto lugar na categoria 94kg.
A medalha de ouro ficou com Jesus Barrios, do Equador, que levantou um somatório de 385 kg na prova. No arranco, o brasileiro terminou empatado com o rival e com o equatoriano Jorge Valdez, medalhista de bronze. Os três levantaram 175 kg. A decisão ficou para o arremesso, e o equatoriano levou a melhor.
Patrick Mendes terminou em quarto lugar na prova de Mateus. O Brasil também subiu no pódio no Pan no feminino, com Bruna Piloto, que ficou com o bronze na categoria até 63kg, e Jaqueline Ferreira, terceiro lugar na 75kg.
Globoesporte

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial