NOBELINA: a representação da força feminina no Nordeste dos anos 1960, na obra da filha do poeta Zé Laurentino

Publicado em 16 de abril de 2022

Jovem negra matuta do interior nordestino, Nobelina é extremamente audaciosa. Ela busca estudo, liberdade e igualdade de gênero; uma verdadeira feminista em plena década de 1960. É esta protagonista inspiradora que dá nome e conduz o enredo do romance de estreia da escritora e poetisa paraibana Cibele Laurentino.
Herdeira de José Laurentino, um dos maiores poetas do nordeste brasileiro, Cibele fez da cultura local a maior inspiração para suas produções. Nascida no berço da literatura de cordel, foi a personagem do poema homônimo do pai “Eu, a cama e Nobelina” que ganhou vida pelas mãos da escritora.
Tanto no poema como no livro, Nobelina é uma jovem belíssima e humilde, que deseja ser dona do próprio destino. Na contramão de sua vontade, ela foi criada para se tornar a mulher ideal diante de uma sociedade neocolonial, machista e patriarcal: esposa e dona de casa exemplar.
Ao ganhar uma história para si, a personagem mostra força. Com personalidade visionária, quebra barreiras para realizar o sonho de ser professora e, por meio da educação, fazer a diferença naquela sociedade conservadora. O que ela não esperava era se apaixonar e agora precisa escolher entre um futuro promissor ou o destino que lhe foi imposto.
— Oxe, mãe! Não quero ter a sua vida. Quero estudar, ser professora,
ganhar meu dinheiro. Ser independente. — Saiu chorando, murmurando
pela roça, pensando em uma forma de mudar a ideia do pai. (Nobelina, pág. 30)
Apesar de a história se passar no nordeste brasileiro, a autora quer mostrar que assuntos polêmicos, como a misoginia, machismo, homofobia e violência doméstica, continuam presentes em todos os lugares.
Com ilustrações de Alberto Dias, a obra ainda evoca as riquezas culturais do povo nordestino; destaca a religiosidade, devoção às tradições locais e a autenticidade do folclore. Cibele Laurentino também presenteia os leitores com a riqueza linguística do dialeto matuto, a partir de expressões populares.

FICHA TÉCNICA
Título: Nobelina
Editora: Plus Editora
Autora: Cibele Laurentino
ISBN: 978-65-87068-74-9
Páginas: 300 páginas
Formato: 16×23 cm
Preço físico: R$ 40,00
Link de venda: Amazon e com a autora

SOBRE A AUTORA: Cibele Laurentino nasceu em Campina Grande (PB), é formada em Gestão em Turismo, cursa Letras e é estudante de escrita criativa. O gosto pela leitura e escrita começou na infância, por influência do pai: é filha do saudoso Zé Laurentino, poeta, cordelista e escritor. Além disto conviveu com poetas populares, cordelistas, cantadores de viola e emboladores de coco.
“Cactus – Poesias, sentimentos e emoções” foi seu primeiro livro publicado, no qual a poesia é explorada por meio de sentimentos, momentos e dores de forma modernista. Já Nobelina, publicado pela Plus Editora, é seu romance de estreia e agraciado pelo Prêmio Maria Pimentel.

Redes sociais:
Instagram: @cibelelaurentino
Facebook: Cibele Laurentino
Twitter: @cibelelaurentin

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial