Nova diretoria da CTB é eleita durante congresso realizado em Patos com a participação de mais de 200 sindicalistas

Publicado em 21 de junho de 2017

novaDO 4º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizado entre os dias 17 e 18 do corrente mês, na cidade de Patos, no Sertão paraibano, contou com a presença de 11 diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campina Grande e Região. O evento considerado de vitorioso pelos organizadores, reuniu 97 delegados e 110 delegadas totalizando 207 participantes.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários, José do Nascimento Coelho, o Congresso foi de tamanha grandeza, uma vez que oportunizou a discussão em torno da crise política do país, bem como serviu de espaço para a Direção da central fazer uma explanação de sua atuação nos 10 anos de sua criação e apresentar o balanço de todas as atividades realizadas durante uma década de luta da entidade sindical. A central foi fundada em 12 de dezembro de 2007.
Um dos momentos marcantes do Congresso aconteceu no encerramento, quando foi escolhida e eleita a nova Diretoria da CBT estadual, integrando a Executiva 31 membros, 16 representantes do Conselho Fiscal e o mesmo número nas Coordenações Regionais, cada uma com três diretores sindicais, para um mandato de quatro anos (2017-2021).
O Sindicato dos Comerciários ficou com uma representação de sete membros na Diretoria Estadual da CTB: José do Nascimento Coelho, Pedro Medeiros, Mirabol Medeiros Nóbrega e Maria de Lourdes Bezerra (Executiva); Fernando Lopes, Josilene Cordeiro e Bruna Mirna (Regional).
Além da eleição para a Coordenação Estadual, foram eleitos os delegados que irão participar do 4º Congresso Nacional da CTB, que acontecerá em Salvador, no período de 24 a 26 de agosto de 2017. O evento espera receber 1,2 mil sindicalistas do Brasil e do mundo.

Gonçalves destaca participação massiva das mulheres no evento

O presidente da CTB na Paraíba, José Gonçalves, fez uma avaliação positiva do Congresso, destacando a participação massiva das mulheres, que superou o número dos homens. Disse que o evento foi vitorioso porque contou com a participação de mais de 200 delegados e delegadas de todas as Regionais da Paraíba. “Fizemos um balanço de todas as atividades, de todas as lutas desenvolvidas pela central ao longo de seus dez anos, e a compreensão da maioria e de que o evento foi bastante positivo”, afirmou Gonçalves, agradecendo à Coordenação Nacional representada pelo vice Nivaldo Santana.
Ficou com Nivaldo Santana a responsabilidade de declarar eleita a nova diretoria da CTB PB. Ele ressaltou que o Congresso foi coroado de grande êxito, destacando a importância da participação dos mais de 200 sindicalistas das diferentes Regiões do Estado. “Foi um momento onde debatemos a conjuntura politica, fizemos um balaço da atuação da central em seus dez anos de existência, e ainda traçamos um plano de luta que tem como destaque o planejamento e a preparação das grandes mobilizações no mês de junho”, afirmou.
Da mesma forma que a greve geral realizada em 28 de abril passado obteve êxito, Nivaldo Santana acredita que o movimento previsto para o próximo dia 30, também será vitorioso. “A CTB continua engajada na campanha política nacional, que exige a luta contra as reformas Previdenciária e Trabalhista, fora Temer e DiretasJá”.
Encerrando o evento, Nivaldo disse que a nova Diretoria da entidade na Paraíba saiu bastante qualificada para cumprir com êxito o próximo mandato, e assim fazer a CTB crescer, enraizar melhor no Estado. “Parabéns aos sindicalistas classistas e aos diretores da central”, concluiu.

CTB lidera mais de 8 milhões de trabalhadores e trabalhadoras no país

A CTB é uma central de luta. Nasceu no calor da crise econômica mundial (deflagrada em 2007) e está completando este ano,10 anos deações contra as graves crises que vêm dominando o país.
Atualmente possui mais de 1,2 mil sindicatos filiados, 700 devidamente regularizados, e mais de 400 em processo de regularização. A CTB é hoje a terceira maior central do país no ranking do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a segunda em representatividade, liderando mais de 8 milhões de trabalhadores e trabalhadoras.
Os dados oficiais estão na última aferição realizada pelo MTE e mostram que a central alcançou índice de representatividade de 10,8%. A pesquisa também confirmou que a CTB é a central que mais cresce (13%), no Brasil, se comparada às outras organizações sindicais.

Texto: Ascom/Sindicomerciários

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial