Novo integrante da Defesa Civil estadual quer implantar Plano de Prevenção e Resposta Rápida a Emergências Ambientais. Ruiter Sansão foi nomeado neste sábado
Publicado em 28 de janeiro de 2024![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2024/01/RuiterPB.jpg)
A Paraíba ainda não tem o P2R2 – Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos, mas em breve o assunto deve ser um dos mais conhecidos e comentados no estado, já que o mais novo nomeado para a Defesa Civil estadual defende a implantação do sistema. O P2R2 já existe em vários estados e é de fundamental importância e utilidade para a prevenção e proteção em ocorrências de acidentes com produtos químicos perigosos.
Nomeado para o cargo de assessor técnico da Diretoria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, Ruiter Sansão é um dos defensores da implantação do P2R2. Ex-coordenador da defesa Civil em Campina Grande, ele também quer a volta do CVE – Curso Voluntários de Emergência, que atua em ocorrências em aeroportos e como o de Campina Grande teve o número de vôos e o movimento aumentados, necessita com urgência de tal aparato.
Segundo Ruiter Sansão, a prevenção e atuação em caso de acidentes envolve a participação do SAMU, STTP, Corpo de Bombeiros, hospitais, Guarda Municipal e Defesa Civil, entre outras instituições, assim como também o planejamento de uma rota segura e rápida para atendimento e socorro às pessoas. “No caso nós defendemos que a rota segura e rápida para atender ocorrências no aeroporto campinense é pela Alça Sudoeste, até porque o hospital referência nesse caso é o de Emergência e Trauma, que fica na região”, comenta Ruiter Sansão.
Além disso, o mais novo integrante da Defesa Civil estadual (cuja nomeação foi publicada no Diário Oficial neste sábado) tem outras idéias para o órgão atuar na prevenção e proteção das pessoas, animais e meio ambiente, tudo feito em parceria com a UEPB, UFCG e municípios. A OAB e o comando regional do Corpo de Bombeiros já tem conhecimento dos projetos e são favoráveis, e a Infraero também será acionada, no caso para ser parceira na volta do Curso Voluntários de Emergência.
P2R2
O P2R2 surgiu a partir da constatação da deficiência de organização e estrutura de atendimento às emergências envolvendo substâncias químicas, com mapeamento de áreas de risco de acidentes ambientais com produtos químicos perigosos, processo pelo qual as pessoas, animais, meio ambiente e equipamentos estão sujeitos ou entrem em contato com produto perigoso. O objetivo é prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos, bem como aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas.
Considerados como produtos perigosos estão na lista os que devido às suas características podem representar risco à saúde humana, ao meio ambiente e/ou às propriedades públicas ou privadas. Entre eles estão explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas ou infectantes, materiais radioativos, substâncias corrosivas e substâncias diversas, que incluem óleos combustíveis, gelo seco, baterias de lítio e dióxido de carbono sólido.
Por Apolinário Pimentel