O cuidado com a saúde mental ganha destaque com caso Bailes

Publicado em 12 de agosto de 2021

A saúde mental tem ganhado um destaque especial nos dois últimos anos, em decorrência da pandemia, e obteve relevância especial esta semana com a desistência da ginasta americana, Simone Biles, de concorrer na sua principal categoria alegando problemas psicológicos. O fato chama atenção para a necessidade cada vez mais recorrente de realizar acompanhamento regular atento à saúde mental. A telemedicina tem sido uma importante aliada neste acompanhamento.
“Vivemos numa sociedade cada vez mais veloz, competitiva e isso gera uma pressão sobre os indivíduos que não era tão amplamente observada há alguns anos. A consequência dessa pressão tem sido o crescimento do adoecimento mental. O que precisamos é naturalizar o cuidado com a saúde mental”, afirma a psicóloga coordenadora do programa de Saúde Mental do EuSaúde, Alessandra Oselieri.
Segundo a especialista os problemas mentais sempre foram cercados de preconceitos e é muito importante que se possa falar sobre o assunto abertamente. “Se é verdade que as características da nossa sociedade ajudam no adoecimento mental, também é verdade que hoje já temos muito mais abertura para falar do assunto. Antigamente as pessoas adoeciam, mas não abordavam o tema e quando falavam eram diminuídas tanto no seu problema como enquanto agentes sociais. A postura da ginasta é muito importante para fomentar o assunto de maneira leve e natural”, defende Alessandra.
O tratamento psicológico pode ser realizado por psicólogos ou psiquiatras, a depender do caso. “Os casos são diversos e o tratamento adequado envolve vários fatores. A depressão, por exemplo, que tem sido a doença mental mais comum e a maior causa de incapacidade profissional, tem vários níveis. Às vezes apenas o acompanhamento psicológico não é suficiente, é preciso uma intervenção medicamentosa e o psiquiatra é o profissional indicado”, explica a coordenadora.
A pandemia trouxe o desafio do distanciamento social para realização dos atendimentos de saúde e a telemedicina foi uma ferramenta importante para a realização de atendimentos em saúde mental. “Os benefícios do atendimento psicológico ou psiquiátrico por telemedicina são muitos. Primeiro e talvez mais importante é a possibilidade do atendimento. Várias pessoas não tinham condições de sair de casa, no meio da pandemia para fazer uma consulta presencial, e a telemedicina propiciou o atendimento. Além disso há a ampliação das opções de escolha do profissional. A psicologia tem diversas abordagens e cada pessoa se identifica melhor com uma ou outra metodologia. Com a possiblidade de atendimento virtual, ainda que o profissional desejado esteja longe de você fisicamente, você pode realizar a consulta”, conta Alessandra.
O tema da saúde mental está tão presente que o EuSaúde desenvolveu um programa para contemplar seus clientes. “O EuSaúde tem como premissa a Atenção Primária de Saúde que se propõe a atender o paciente de forma integral, e a saúde mental é um componente importante para o bem-estar pleno do indivíduo. Por isso, estamos incluindo o atendimento psicológico e psiquiátrico aos nossos serviços de forma gratuita e ilimitada para o paciente, desde que indicado pelo médico de família e comunidade que o acompanha”, conta o CEO do EuSaúde, José Américo Bahia.
O EuSaúde é um programa de saúde focado na Atenção Primária de Saúde e que tem a telemedicina como forma de atendimento médico. O programa conta com quase todas as especialidades médicas e pode ser acessado de qualquer lugar. Além disso, conta com sete clínicas físicas em Brasília, Campina Grande, Fortaleza, Natal e São Paulo, em que os pacientes podem, caso precisem, acessar a teleconsulta ou realizar consultas presenciais. Em algumas clínicas, é possível coletar material para realização de exames de análises clínicas.

Sobre o EuSaúde
O EuSaúde é a evolução do acompanhamento médico tradicional e o braço de inovação em telemedicina da empresa de gestão de saúde RCS, que gerencia hospitais e clínicas e apresenta desde a sua fundação, em 2013, um crescimento de cerca de 30% ao ano. Em 2020 apresentou um crescimento de 1.000%. A equipe médica do EuSaúde é a que mais cresce no país e realiza mais de 5 mil atendimentos em telemedicina diariamente, além do grupo ter uma base de mais de 8 mil médicos cadastrados em diversas regiões do Brasil.
Além disso, durante a pandemia, o EuSaúde criou um protocolo próprio para retomada das aulas presenciais nas escolas, o EuSaúde Educação, que também prevê atendimento por telemedicina a pais, estudantes, docentes e servidores das escolas.
O Grupo RCS gere unidades de saúde físicas, para atendimento presencial, em mais de 100 cidades em Minas Gerais, Brasília, Espirito Santo e Rio de Janeiro, com diferentes especialidades e prevê um crescimento significativo no número de abertura de clínicas de atenção primária próprias, as clínicas omnichannel. Este modelo de atendimento presencial de acesso ilimitado unifica atendimentos presenciais, telemedicina e inteligência de dados para tomadas de decisões inteligentes.

Contatos Assessoria:
Re9 Comunicação
Regina Trindade – regina@re9comunicacao.com.br – (61) 99115-5980
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665
Juliana Oliveira – julianabarbosa@re9comunicacao.com.br – (61) 99559-3713

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial