“O grande desejo de Jesus é a unidade”, lembra Dom Delson na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Publicado em 12 de maio de 2016

dDelsonRespeito e tolerância. Estas são as palavras chaves que norteiam a Semana de Oração Pela Unidade Cristã, que teve início neste dia 8 e vai até o próximo domingo, dia 15. No Brasil, a Semana é uma iniciativa do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). O lema Bíblico das atividades de 2016 é: “Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pe 2, 9). O subsídio foi preparado pelas Igrejas da Letônia com a colaboração das Igrejas Católica Apostólica Romana, Luterana, Ortodoxa e Batista.
Celebrada no mundo todo, a Semana de Oração pela Unidade Cristã está focada na crise humanitária migratória, vivida de forma mais intensa na Europa. Porém todos os países, incluindo o Brasil, vem recebendo refugiados que trazem consigo culturas e a história de seu povo, junto com as tradições religiosas.
O trecho da Carta divulgada pelo CONIC para esta Semana, lembra que essa questão migratória já foi vivida por cristãos em outras épocas. “O povo letão, no final do século XIX e primeira metade do século XX, foi obrigado a migrar por ocasião da ocupação russa. Parte dessa migração ocorreu por causa da perseguição religiosa. A Letônia foi submissa aos czares, que tentaram impor a religião oficial como expressão de fé. As pessoas de outras expressões religiosas, entre elas Judaísmo, Cristianismo (catolicismo e protestantismo) e o Islã, foram perseguidas. Essa realidade mudou com o passar do tempo. Hoje, a Letônia é bem diferente. É possível o convívio entre diferentes expressões de fé. A realização e preparação da Semana de Oração pela Unidade é o exemplo concreto disso”
Para Dom Manoel Delson, Bispo de Campina Grande, o ecumenismo precisa ser vivido porque, segundo ele, é uma das formas de testemunhar os ensinamentos de Jesus. “Devemos trabalhar para criar uma só fé, um só rebanho, porque há um só pastor, e a unidade entre as Igrejas cristãs deve ser um testemunho de nossa fé no Cristo ressuscitado.”
O Bispo ainda reforça que devemos todos trabalhar pelo acolhimento e pelo diálogo na construção da unidade. “O grande desejo de Jesus Cristo é a unidade: ‘que vocês sejam um como Eu e Meu Pai somos um’. Apesar da nossa diversidade cultural, opções religiosas e das Igrejas, devemos caminhar unidos para construir a unidade dos cristãos. Esta unidade nos levará a uma sociedade de paz”, frizou.
Para saber mais sobre o CONIC, as ações desenvolvidas no Brasil em prol do ecumenismo ou a historia da Semana de Oração Pela Unidade dos Cristão, acesse http://www.conic.org.br/portal/

Márcia Marques
Pascom – Assessoria de Imprensa

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial