OMS aprova uso emergencial da CoronaVac. Sinal verde abre caminho para que vacina chegue a países pobres

Publicado em 2 de junho de 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira (1) o uso emergencial da CoronaVac. Além do Brasil, dezenas de países já usam a vacina do laboratório chinês Sinovac. Mas o carimbo da OMS é importante por várias razões.
Primeiro, porque serve de base para países sem agências reguladoras fortes aprovarem o uso do imunizante. O sinal verde também abre caminho para que a CoronaVac seja usada pelo Covax, o consórcio global que distribui vacinas para países pobres.
Agora, já são seis imunizantes aprovados pela OMS para uso emergencial: o da Pfizer/BioNTech, da Oxford/AstraZeneca, da Johnson, da Moderna, da Sinopharm e a CoronaVac. São vacinas que, segundo a organização, atendem a padrões internacionais de fabricação, segurança e eficácia.
No caso da CoronaVac, a OMS afirma que as pesquisas mostraram que a vacina evitou o surgimento de sintomas em 51% dos imunizados e preveniu formas graves de Covid e hospitalizações em 100%. Por isso, recomenda a aplicação em pessoas acima de 18 anos, sem limite de idade.
A aprovação da CoronaVac pela OMS é uma esperança para turistas no mundo todo, inclusive do Brasil. A União Europeia já disse que só deve deixar entrar nos próximos meses, a passeio, quem estiver imunizado com uma das vacinas aprovadas pelo bloco. Ainda não é o caso da CoronaVac, mas os países podem considerar também as vacinas aprovadas pela OMS para abrir as portas para o turismo.
Preocupado com o ritmo global de vacinação, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, fez um apelo. Ao lado dos chefes da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, pediu que os países mais ricos financiem urgentemente um plano de US$ 50 bilhões para acelerar a produção e a distribuição de vacinas.
Com esse valor, eles calculam que dá para acabar com a pandemia em 2022. Ou seja: é a vacinação como medida econômica para proteger também a saúde financeira global.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial