ONU confirma que encontrou muitas pessoas com ferimentos de balas em Gaza após tumulto durante ajuda humanitária

Publicado em 2 de março de 2024

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram que encontraram muitas pessoas com ferimentos de bala após um tumulto durante a distribuição de ajuda humanitária em Gaza, na quinta-feira (29).
A afirmação foi feita na sexta-feira (1º), quando membros da organização visitaram cerca de 200 pessoas que estão em tratamento no hospital Al-Shifa. Na ocasião, a ONU distribuiu medicamentos, vacinas, combustível e atendeu os feridos no incidente da véspera.
Foi a primeira vez que um comboio da Organização chegou à região em mais de uma semana.
“Enquanto falo com vocês, este hospital está tratando mais de 200 pessoas que ficaram feridas ontem. Vimos pessoas com ferimentos de bala. Vimos amputados e vimos crianças de até 12 anos que ficaram feridas ontem”, disse o chefe do subescritório de Ocha em Gaza, Georgios Petropoulos.
“Precisamos ter uma passagem segura por toda Gaza para chegar às pessoas que precisam de ajuda humanitária”, acrescentou.
O tumulto aconteceu na quinta-feira (29) durante a distribuição de ajuda humanitária em Gaza e terminou com civis mortos e feridos.
O Exército israelense divulgou as imagens da multidão cercando um comboio com suprimentos no norte da Faixa de Gaza. O Hamas acusou Israel de ter matado mais de 100 pessoas e ameaçou abandonar as negociações para um cessar-fogo.
Um oficial militar israelense disse que houve dois incidentes distintos e que, em um primeiro momento, dezenas de palestinos teriam sido mortos ou feridos, pisoteados ou atropelados pelos caminhões.
Depois, soldados, se sentindo ameaçados, teriam disparado tiros de advertência para o ar e depois contra os que teriam se recusado a se afastar.
À noite, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que tanques que escoltavam os caminhões dispararam tiros de advertência para dispersar a multidão que tentava saquear os veículos. Depois, segundo ele, os tanques recuaram quando o cenário começou a ficar fora de controle.
“Nenhum ataque das Forças Armadas de Israel foi feito contra o comboio de ajuda humanitária. Ao contrário, o Exército estava lá coordenando uma operação humanitária para garantir a segurança e permitir que o comboio chegasse ao ponto de distribuição,” disse Daniel Hagari.
Ele afirmou, ainda, que houve operações desse tipo nas últimas quatro noites sem registro de problemas.
Já o presidente palestino, Mahmoud Abbas, que governa outro território, a Cisjordânia, criticou Israel pelo que chamou de “massacre feio”.
O chefe das Nações Unidas para os Direitos Humanos apresentou, em Genebra, um relatório sobre a situação nos territórios palestinos ocupados. Ao falar sobre a Faixa de Gaza, Volker Turk foi enfático ao dizer que todas as partes no conflito cometeram crimes de guerra.
“É hora — na verdade, já passou da hora — de paz, investigação e responsabilização”, disse o Alto Comissário.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que os acontecimentos durante o tumulto exigem uma “investigação independente e eficaz”.
Foto: AP
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial