Operação FANES da PF em ação com MPF e Previdência desarticulam quadrilha na PB

Publicado em 9 de setembro de 2015

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério da Previdência Social, compondo a Força Tarefa Previdenciária do Estado da Paraíba, deflagraram na manhã desta quarta-feira (09/09) a Operação FANES, com o objetivo de combater e desestruturar organização criminosa com atuação no Estado da Paraíba que fraudava a concessão de benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões.

A quadrilha utilizava documentação fraudulenta para supostamente buscar comprovar o exercício de atividade rural e, em muitos casos, chegava a conceder benefício rural com base apenas em “entrevista”, sem juntar qualquer documentação. Imediatamente após a concessão eram incluídos empréstimos consignados, primordialmente por meio de “operadoras de crédito”/ “financeiras”.

Outra forma de atuação era a concessão de pensões previdenciáriaspor morte, baseadas em documentos irregulares, “criando”, por intermédio de documentos falsos, tanto o instituidor (falecido)quanto o beneficiário.

Estão sendo cumpridos 17 (dezessete) mandados de prisão preventiva, 11 (onze) de prisão temporária, 30 (trinta) mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba em Campina Grande, nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, Patos, Puxinanã, Mogeiro, Caturité e Recife.

Participam da Operação 140 (cento e quarenta) Policiais Federais e 16(dezesseis) Servidores da Previdência Social.

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Lavagem de Dinheiro, Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informação eEstelionato. Estima-se que a atuação do grupo tenha causado um prejuízo de mais de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) aos cofres públicos, considerando o efetivamente pago desde o mês de outubro de 2014 (quando foram detectadasas fraudes). Ademais, quando considerada a expectativa de vida dos supostos beneficiários,tanto dos benefícios concedidos já indicados como fraudulentos, quanto daqueles que passarão por auditoria, o prejuízo evitado poderá ultrapassar os 100 milhões de reais.

Será realizada entrevista coletiva às 14h de hoje (09/09), no auditório da Delegacia de Polícia Federal, localizada à avenida Brasília, S/N, Mirante, Campina Grande/PB.

O termo “FANES” faz referência ao mito Grego da “Criação”, uma vez que os investigados “criavam” pessoas, supostamente passíveis de serem beneficiarias das fraudes na Previdência Social.

Ascom

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial