Panela de pressão elétrica é perigoso? Entenda os riscos

Publicado em 16 de junho de 2021

A panela de pressão é uma aliada na cozinha, isso porque economiza tempo, preparando alimentos de forma mais rápida. A panela de pressão nada mais é que um atalho, não há muita diferença entre o resultado final utilizando uma panela convencional ou esta.

Foram séculos desde que surgisse a panela de pressão elétrica. Apesar das dúvidas de quem foi o real criador, a primeira patente foi feita por Yong-Guang Wang em 1991. A primeira fabricante foi a empresa chinesa Midea.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a segurança da panela de pressão elétrica.

Como funciona a panela de pressão elétrica

Com um funcionamento similar à panela de pressão normal, essa é uma ótima opção para quem tem medo da panela de pressão comum. Isso porque, esse eletrodoméstico ganhou diversas ferramentas para garantir a segurança ao longo dos anos.

O funcionamento básico de uma melhor panela de pressão eletrica é para diminuir o tempo de cozimento do alimento. Isso é possível pelo uso da água que fica retida na panela na forma de vapor. O aumento da pressão é determinante para a diminuição do tempo de cocção dos alimentos.

No caso das panelas de pressão normais, a água é aquecida pelo calor vindo do fogo. Já na panela de pressão elétrica, é a eletricidade que aquece a água. A panela de pressão elétrica possui diversas funções além do cozimento, mas todas seguem essa mesma lógica.

 Acidentes causados pela panela de pressão elétrica

Os casos mais comuns de acidentes causados pela panela de pressão elétrica são por mau uso. Esses eletrodomésticos são mais seguros, repletos de ferramentas que trazem mais praticidade para o cotidiano. Entretanto, não se pode excluir a possibilidade de erros de fabricação, por isso sempre olhe bem cada parte do seu aparelho.

O acidente mais perigoso é a explosão, um dos maiores medos dos usuários da panela de pressão. Ela pode ocorrer por causa da válvula obstruída ou pela abertura da tampa no momento incorreto. Podem ocorrer choques ou problemas relacionados à rede elétrica, por isso é importante saber a situação da sua rede.

Precauções a se tomar

A primeira precaução a se tomar é observar sua rede elétrica e garantir que ela está apropriada para uso. Um dos grandes problemas encontrados no uso de eletrodomésticos é uma rede elétrica inadequada. Olhe também a integridade do seu equipamento, em caso de fios descapados não utilize-o.

Existem algumas etapas necessárias para o uso da panela de pressão elétrica, como, por exemplo, água. Ela sempre deve ter algum líquido no seu interior. Outro detalhe importante, espere sempre que ela emita um sinal sonoro antes de abrir.

Nunca coloque a panela de pressão elétrica sobre o fogo ou próximo à ele. Assim como, deve-se limpar constantemente o equipamento. Verifique as situações da válvula e travas, mesmo com a tecnologia anti entupimento.

Ler o manual garante que você fique ciente do uso correto da sua panela de pressão elétrica. Além disso, é com o manual que você pode aprender especificidades do seu modelo.

Uma das grandes vantagens da panela de pressão elétrica é a possibilidade de programar o uso da máquina. Isso garante mais segurança em seu uso, além de praticidade. Mesmo assim, não é indicado que a panela seja utilizada sem supervisão.

Essa panela também é mais silenciosa que a convencional, permitindo também cozinhar com menos água.

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial