Parque do Povo está pronto para a 34ª edição do Maior São João do Mundo

Publicado em 2 de junho de 2016

Uma área de mais de 42 mil metros quadrados, bem no coração da Rainha da Borborema. O Parque do Povo, espaço principal das festividades d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, está pronto para receber os forrozeiros para 31 dias de muito arrasta-pé, a partir da próxima sexta-feira (3).

Mas para estar com tudo preparado para a maior festa da Paraíba e a 5ª maior do Brasil, a Prefeitura Municipal de Campina Grande começou o trabalho bem cedo. No início de março, a estrutura de barracas e quiosques começou a ser montada e no dia 6 de maio foi entregue aos comerciantes para personalização. Alguns ainda estão finalizando suas decorações, mas a grande maioria já está com tudo finalizado, pronto para receber os forrozeiros.

Ao todo, serão 232 pontos comerciais, entre eles 22 restaurantes, 10 bares, 140 barracas de produtos diversos e 60 quiosques. No entorno da área da festa atuarão 165 ambulantes de bebidas e 60 ambulantes de diversos segmentos (vendedores de pipocas, milho, maçã do amor e outros produtos), cadastrados e fiscalizados pela Prefeitura.

Segundo o coordenador geral do São João, Temístocles Cabral, para a montagem de toda a estrutura do Maior São João do Mundo foram empregados, direta e indiretamente, mais de 5 mil pessoas.

Entre os principais destaques da estrutura deste ano estão a Pirâmide, área coberta do Parque do Povo, que nesta 34ª edição do Maior São João do Mundo abrigará apresentações de três campeonatos de quadrilhas juninas – o Campinense, o Paraibano, e o Nordestão, com muito forró em todas as noites do evento.

A Pirâmide está com uma decoração inspirada na música de Luiz Gonzaga que tradicionalmente abre os festejos juninos de Campina Grande: “Olha pro céu, meu amor! Vê como ele está lindo. Olha pra aquele balão de cor, que lá no céu vai subindo”, com o céu representado por milhares de bandeirolas azuis e muitos balões espalhados por todos os lados.

O Palco Principal, localizado na parte superior do Parque do Povo, é o principal destino das mais de 3 milhões de pessoas que passam pelo evento ao longo dos 31 dias de festa. Por lá passarão uma média de 4 artistas por noite, entre eles representantes do autêntico forró nordestino e artistas de renome nacional, como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Aviões do Forró e, sem esquecer o lado religioso da festa de São João, os Padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.

“Este ano, além do Palco Principal, mantivemos e aperfeiçoamos o nosso palco especial – o Abrigo Maringá. Ele foi montado no local onde ficava o Cassino Eldorado, que por sua vez foi transferido para as proximidades da réplica da Catedral. No Abrigo Maringá a nossa cultura mais tradicional estará em evidência, com trios de forró e shows pocket de artistas locais”, disse o coordenador do São João.

Além desses dois palcos e da Pirâmide, o Parque do Povo contará ainda com três palhoças para apresentações do autêntico forró pé de serra em todas as noites, puxando muito arrasta-pé e, atendendo a uma reivindicação antiga dos campinenses, o Prefeito Romero Rodrigues incorporou à estrutura do Parque do Povo um novo espaço – o Pavilhão do Milho.

De acordo com a Coordenação do evento, o Pavilhão do Milho ficará entre a réplica da Catedral e o Cine Capitólio, na parte inferior do Parque do Povo. A ideia é reavivar a cultura nordestina de associar o São João às comidas típica à base de milho, oferecendo aos turistas um verdadeiro passeio gastronômico dentro do Parque do Povo.

Poços artesianos vão garantir o abastecimento no Parque do Povo

Todo o abastecimento do Parque do Povo, durante Maior São João do Mundo, será feito por água proveniente de poços artesianos, sem utilizar nenhuma gota proveniente do Açude Epitácio Pessoa. Essa foi a alternativa criativa sugerida pelo prefeito Romero Rodrigues, de modo a realizar a edição 2016 dos festejos, contornando a crise hídrica que se abate sobre Campina Grande e região.

A iniciativa repete o comportamento adotado pela Prefeitura no ano passado, quando toda infraestrutura do Parque do Povo utilizou, apenas, água extraída de poços artesanais. O secretário Geraldo Nobre explica a estrutura deste ano:

“Agora perfuramos três novos poços no Parque do Povo; um não deu a vazão satisfatória; mas um deles deu a vazão de dois mil litros por hora, e perfuramos outro no Distrito dos Mecânicos, com uma vazão excelente”, acentuou..

Além da capacidade da caixa d’água no Parque do Povo de 130 mil litros, fora as três que foram montadas ano passado, a Sesuma está implantando mais três, dobrando essa capacidade para 230 mil litros, o que garantirá àgua para os comerciantes e baterias de banheiro..

Também foi feita a aferição sobre a portabilidade da água, mas a orientação é que a água de algum açude seja utilizada para limpeza do Parque do povo. Estarão também a dispor dois carros-pipas por prevenção no local da festa.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial