Pesquisa mostra aumento da Produção Industrial na PB no fim de 2016
Publicado em 5 de janeiro de 2017Segundo a Sondagem Industrial da Paraíba, levantamento mensal realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, divulgado nesta segunda-feira, dia 02 de janeiro, em novembro de 2016, a produção industrial aumentou 4,6% em relação a Outubro e 13,7% comparado a Novembro de 2015.
De acordo com a pesquisa, houve aumento estoque efetivo-planejado de 13,8% em relação ao mês anterior. O aumento do estoque efetivo em relação ao planejado fez a pontuação atingir 48,6, deixando-o mais próximo dos 50 pontos, lembrando que atingir os 50 pontos indica que os níveis de estoques efetivos estão em níveis planejados.
Já a Utilização da Capacidade Instalada efetiva em relação a usual atingiu um aumento de 11,5% em relação a Outubro e 4,9% em relação a Novembro de 2015. Isso significa que as empresas estão aumentando a utilização de suas capacidades para níveis atuais.
Não se pode afirmar que estão em níveis usuais devido à pontuação abaixo dos 50 pontos. O número de empregados também elevou 5,5% em relação ao mês anterior e 77,4% comparado com 2014. Não se pode afirmar que os empregos industriais estão crescentes, mas que os níveis estão progredindo para tal, pois atingiu 48 pontos, nível aproximado da pontuação mínima de 50 pontos. A Utilização da Capacidade Instalada – UCI é o único indicador acima dos 50 pontos, indicando crescimento, mesmo com uma leve redução de 1,7% comparado com o mês anterior e aumentou 6,5%.
A produção a nível Nordeste segue mais alta até que o nível Brasil, porém sofreu uma estabilização em relação ao mês anterior. A produção Nacional obteve melhora superior aos dois últimos meses.
Empresários Otimistas
Ainda segundo a Pesquisa, os empresários estão mais Otimistas, a expectativa deles sob a demanda se mantém elevada mesmo com a ocorrência de leves reduções nos demais indicadores. A demanda obteve aumento de 4,8% em relação a Outubro e 9,6% em relação a Novembro de 2015. Sua pontuação atingiu 52,6, demonstrando otimismo para os próximos seis meses.
Entretanto, mesmo com perspectiva de aumento da demanda, os empresários industriais esperam menos exportação. Indicando que a confiança está voltada para o consumo do mercado interno.
Indicadores Industriais por Porte das Empresas
As indústrias em ambos os portes utilizam consideravelmente suas capacidades instaladas, indicando a não ociosidade. Suas pontuações alcançam níveis elevados, bem acima dos 50 pontos.
As empresas de pequeno porte recebem destaque nos indicadores de Volume de produção, empregados, estoques de produtos finais superam as pontuações das médias e grandes empresas. As perspectivas de empregados e exportação para os próximos seis meses das indústrias de pequeno porte possuem maior otimismo que as empresas de maior porte. As empresas de grande porte recebem destaque sob a perspectiva da demanda por produtos e intenção de investimentos futuros. Estes indicadores possuem pontuações de 54 pontos para a demanda, o que indica otimismo na demanda e 46,9 pontos para os investimentos, pontuação abaixo de 50 pontos mas que segue maior que as intenções das pequenas empresas.
Clique Aqui e acesse os dados completos da Sondagem Industrial.
http://www.fiepb.com.br/images/noticias/8002/image/sondagem%20industrial%20da%20para%C3%ADba%20-%20novembro%202016.pdf
Clique Aqui e acesse o Índice de Confiança do empresário paraibano.
Outras Informações podem ser obtidas através dos telefones: (83) 3533-5585 ou 2101-5365.