Pesquisa revela que gatos têm 276 expressões faciais diferentes

Publicado em 13 de dezembro de 2023

Já pensou que seu gato é realmente uma criatura muito expressiva? Então, você não está errado. De acordo com um novo estudo, os gatos têm mais de 270 expressões faciais diferentes.
Na pesquisa, publicada no mês passado na revista científica Behavioral Processes, duas cientistas norte-americanas contaram um total de 276 expressões faciais diferentes quando gatos domesticados interagiam entre si.
Em conversa com a CNN, Brittany Florkiewicz, psicóloga evolucionista do Lyon College e coautora do estudo, explicou que suas descobertas sugerem que a domesticação tem um impacto significativo no desenvolvimento de sinalização facial.
Segundo ela, os gatos domesticados são tipicamente mais tolerantes socialmente do que os seus homólogos selvagens devido à forma como vivem na proximidade dos humanos, por isso os investigadores esperavam ver expressão tanto em contextos positivos como negativos .
No entanto, as pesquisadoras foram surpreendidas ao “observar 276 morfologicamente expressões faciais distintas”, de acordo com o relato da CNN.
De acordo com Florkiewicz e Lauren Scott, estudante de medicina do Centro Médico da Universidade do Kansas e autora principal do estudo, a domesticação permite mais interações sociais entre gatos, razão pela qual a dupla acreditava que mostrariam mais expressão.
Para coletar dados, Scott filmou 53 gatos em um cat café local quando ambas trabalhavam na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), entre agosto de 2021 e junho de 2022.
Dos 194 minutos de vídeo coletados, ela gravou 186 interações felinas. Os felinos eram adultos da raça gato doméstico de pelo curto, de ambos os sexos, todos castrados ou esterilizados.
Ambas avaliaram as diferenças de expressão com um sistema de codificação projetado especificamente para gatos, chamado Cat Facial Action Coding System, e observaram o número e os tipos de movimentos musculares faciais.
Embora não tenham conseguido atribuir um significado a cada expressão gravada, Florkiewicz e Scott descobriram que 45,7% das expressões codificadas eram amigáveis, enquanto 37% eram agressivas.
O artigo detalhou que uma expressão amigável é mostrada quando as orelhas e bigodes se movem para frente enquanto os olhos se fecham, e um gato agressivo tem pupilas contraídas, orelhas achatadas contra a cabeça e um golpe de língua no lábio.
O estudo acrescentou que os movimentos musculares associados a processos biológicos como respiração e bocejo não foram incluídos.
“Nossa esperança é expandir o tamanho da nossa amostra para incluir gatos que vivem em outros locais… observando as expressões faciais de gatos que vivem em casas com vários gatos, colônias selvagens e assim por diante”, disse Florkiewicz à CNN.
Ainda de acordo com as pesquisadoras, outra meta para o futuro é realizar um estudo de acompanhamento para determinar o que significam mais expressões.

Foto: Ari Suarez/Unsplash) – Fornecido por Pet é Pop
Fonte: MSN/Estilo de vida pets

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial