Planalto aumenta crise com Maia ao divulgar informação errada sobre encontro com Temer

Publicado em 19 de outubro de 2017

criseBRO Palácio do Planalto acabou por criar mais uma crise com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao divulgar que um encontro fora da agenda com o presidente Michel Temer teria sido para tratar do rito da votação da segunda denúncia, na próxima semana, sendo desmentido em seguida por uma nota de Maia e recuando da versão.
O presidente da Câmara esteve no Planalto às 16h30, a convite de Temer. Em seguida, consultados pela Reuters sobre o tema do encontro, auxiliares do presidente informaram por mensagem que seria o “rito da votação da próxima semana”.
Irritado com a versão do Planalto, Maia divulgou em seguida uma dura “nota de esclarecimento”, classificando a versão de falsa. Maia afirmou que havia sido chamado para “esclarecer episódios recentes que deram margem a incompreensões”.
“Não havia sentido algum tratar de rito processual de votação de um Poder da República com o presidente de outro Poder, muito menos quando é um deles que está sendo processado e julgado junto com seus ministros”, diz a nota do presidente da Câmara. “Esta nota de esclarecimento se faz necessária porque o autor da falsa versão disseminada pelo Palácio do Planalto precisa repor a verdade dos fatos.”
Obrigado a recuar da versão, o Planalto procurou os jornalistas que haviam perguntado sobre a reunião para retificar a informação. Em e-mail enviado à Reuters, a Secretaria de Imprensa da Presidência informa que “O Palácio do Planalto confirma que o presidente da Câmara dos Deputados atendeu a convite do Presidente da República, que o chamou ao Palácio para esclarecer episódios recentes que deram margem a incompreensões”.
A relação entre Maia e Temer vem se deteriorando nos últimos meses. Em pelo menos duas ocasiões, o presidente da Câmara mostrou irritação profunda com o Planalto e o PMDB. Um dos problemas foi o assédio do partido do presidente a parlamentares do PSB que estavam negociando uma mudança para o DEM.
No último final de semana, a crise aumentou com a divulgação dos vídeos da delação premiada do empresário Lucio Funaro, publicadas no site da Câmara. O advogado de Temer, Eduardo Carnelós, antes de saber da publicação dos vídeos, classificou o fato de “vazamento criminoso” e foi chamado de incompetente por Maia.
Depois de se irritar com a publicação, Temer determinou que se colocasse panos quentes na crise e mandou o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, conversar com o presidente da Câmara. A conversa desta quarta-feira, pessoalmente, foi para tentar encerrar o assunto, mas terminou por criar mais uma crise.
De acordo com uma fonte parlamentar, Maia vem tentando se distanciar do governo e fazer um contraponto a Temer, que tem apenas 3 por cento de aprovação popular, e tem subido o tom nas respostas ao Planalto. Já entre os auxiliares do presidente, há uma desconfiança em relação ao presidente da Câmara, mas a ordem é tentar abafar novas crises.
MSN

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial