POR VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO

Publicado em 20 de setembro de 2015

Num momento como este, quando a nação se manifesta contra corrupção, malversação do dinheiro público, violência, injustiça, etc., é fundamental lembrar que se a sociedade brasileira, como um todo, não começar a mudar alguns paradigmas, nenhum movimento terá resultados bons e duráveis por falta de estruturas éticas na própria sociedade.
Pensemos então na importância da nova geração a receber diuturnamente ensinamentos sobre honestidade, respeito, justiça, ética, etc., aprendendo a olhar o outro com um olhar de acolhimento, de paz, que são os fundamentos da não violência, e a admirar e amar a natureza e a vida, em todas as suas expressões.

Por isso é importante que a escola assuma esse papel, o de ensinar tais valores às crianças, adolescentes e jovens.

Para facilitar essa tarefa um grupo de educadores, todos voluntários, criou o programa “Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola”. Esse programa é inteiramente gratuito e procura facilitar ao máximo sua implantação por parte das escolas, das famílias, de empresas e de quaisquer outros interessados:

1 – O material didático consta de 600 aulas interativas de apenas cinco minutos de duração a fim de não interferir no andamento normal das atividades escolares; é dividido em três módulos, e foi elaborado com a utilização de contos e narrativas criados especificamente para os fins propostos, visando facilitar a fixação dos ensinamentos sobre ética, honestidade, não violência, bom convívio, justiça, verdade, igualdade, solidariedade, respeito pelo outro, pela vida, pelas leis, afetividade, etc.;

2 – Para a implantação do Programa não é necessário capacitar professores, porque as aulas são disponibilizadas já prontas, mas é importante haver uma reunião de sensibilização e de motivação com os mesmos, conforme detalhado no Primeiro Módulo.

3 – O material didático também foi adaptado para o ensino médio, para aulas semanais de 45/50 minutos de duração com o título Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescentes – Vols. 01 e 02, também disponível para download. Esse é também o formato ideal para ser utilizado no lar ou numa empresa, uma vez por semana.

4 – O material didático do Programa foi avaliado por milhares de escolas e diversas Secretarias de Educação estaduais e municipais, que concluíram por sua excelente qualidade e aplicabilidade, recomendando sua adoção às escolas de suas áreas de atuação. Também o MEC lhe dá apoio, conforme se vê em seu site, no Portal do Professor, em Projetos Sociais e Educacionais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19

6 – Até agora, nos registros do site constam mais de 176.000 downloads do material didático, tanto para escolas, quanto para ongs, para particulares e as mais diversas áreas e empresas com interesse no desenvolvimento do ser humano pelas vias da ética, da fraternidade e do bom convívio. Esses números, no entanto, representam uma gota d’água no universo de carências (nessas áreas) no nosso país.

7 – As informações pertinentes, um passo-a-passo para a implantação do Programa e todo o material didático, incluindo a Minissérie em Áudio, podem ser “baixados” gratuitamente a partir do site www.cincominutos.org

ABORDAGEM
A abordagem dada no Programa quanto à vivência dos valores segue por explicações não religiosas, mas racionais, trabalhando-se essa questão em duas vertentes:
a) A consciência é apresentada como um guia interno, posto que nela está registrado o conhecimento do certo e do errado, tanto assim que as próprias leis que foram estabelecidas ao longo do tempo, nasceram desse conhecimento interno que vai se aprimorando à medida que o ser humano e a sociedade evoluem. Mostra-se então ao aluno que a prática de ações que ferem os valores humanos gera pontos de conflito na consciência, produzindo o remorso, que sempre é algo ruim, inclusive para a saúde, conforme indicam inúmeras pesquisas científicas.
b) Os contos e narrativas procuram mostrar, sempre dentro da realidade, como vivenciar valores positivos gera conseqüências positivas, ocorrendo o contrário com quem vivencia valores negativos.

OBSERVAÇÃO:

Nesse mesmo site está disponibilizado o Programa “50 Minutos de Valores Humanos para o ENSINO SUPERIOR”, também gratuito, e em português e espanhol, de responsabilidade da Profa. Rosita Capelo Fonteles (rosita_fonteles@hotmail.com ). Consiste em 10 textos que enfocam os valores: Honestidade, Solidariedade, Respeito, Justiça, Amor, Não-violência, Humildade, Gratidão, Responsabilidade e Assertividade. Desenvolvido para incentivar a reflexão de valores humanos básicos e universais no ensino superior.

Pedimos também, de forma muito especial, que assine a petição abaixo e compartilhe esse link com seus amigos e conhecidos:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Sociedade_de_modo_geral_Por_Valores_Humanos_na_Educacao/?tMRXkbb”

Fazemos votos para que o movimento “POR VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO” ganhe cada vez mais adeptos, principalmente em nosso país, sinalizando de forma mais efetiva para a construção de uma sociedade melhor para nós e para nossos descendentes.

Cordialmente,

Equipe de coordenação

Tel. (85) 3249-6812 3065-6962 98682-0875
valoreshumanos@cincominutos.org
caminhos2008@gmail.com
www.cincominutos.org

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial