Posso ingerir bebida alcoólica após tomar a vacina da covid?

Publicado em 18 de janeiro de 2022

Após tomar a dose de vacina contra a covid-19 poder vir a dúvida se pode tomar uma cerveja ou uma taça de vinho. A resposta é sim, mas com moderação. Especialistas recomendam cautela após tomar qualquer medicamento
O álcool afeta a eficácia da vacina? Existe um período em que não se deve ingerir bebida alcoólica? A resposta é não para as duas perguntas, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). A entidade diz que o consumo é permitido e também afirma que a ingestão não aumenta as chances de eventos adversos pós-vacinais.
Porém, a SBIm diz que o uso deve ser moderado: “A ingestão excessiva ou o uso crônico e abusivo podem enfraquecer o organismo como um todo, incluindo o sistema imunológico, o que facilita infecções.”
Os fabricantes das vacinas CoronaVac (criado pela biofarmacêutica chinesa SinoVac) e Covishield (do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford), amplamente usadas no Brasil, também não veem comprometimento do efeitos dos imunizantes e relação das bebidas com algum efeito adverso após a aplicação.
Fonte: Equipe portal/Terra

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial