Prefeitura de Bauru diz que deixará de fazer mais de 3 mil atendimentos com saída de médicos cubanos

Publicado em 17 de novembro de 2018

O município de Bauru (SP) vai deixar de realizar 3.840 atendimentos por mês com a saída dos médicos cubanos do Brasil, informou a prefeitura.
O governo de Cuba anunciou a saída do programa “Mais Médicos” nesta quarta-feira (14), citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) à presença dos cubanos no país.
No total, Bauru conta com 2,8 mil horas médicas semanais na Atenção Básica. Com o desligamento dos médicos, o município perderá dez profissionais cubanos, que representam 400 horas semanais, o que significa perda de 13,97% na capacidade de atendimento.
Com isso, a rede de saúde da cidade deixará de fazer 960 consultas médicas, totalizando quase de 4 mil consultas mensais nas áreas básicas de pediatria, clínica médica e ginecologia.
Além disso, parte dos pacientes acompanhados na modalidade domiciliar AD1 – atendimento das pessoas acamadas em casa – poderá sofrer com a desassistência.
“Não fomos formalizados pelo Ministério da Saúde, porém os médicos cubanos receberam comunicado de seus responsáveis”, informou a prefeitura.
Ainda conforme a prefeitura, o Programa Mais Médicos oferece 26 vagas para a Atenção Básica no município, sendo 23 profissionais, dez deles cubanos.
O Ministério da Saúde diz que recebeu o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na manhã de quarta-feira (14), “no qual o governo cubano informa que encerrou sua parceira no programa Mais Médicos”.
O Ministério informou que “a iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos. Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior”.
Ainda segundo a Saúde, em 2016 eram cerca de 11.400 profissionais de Cuba no Mais Médicos. Atualmente são 8.332 cubanos das 18.240 vagas.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial