Prefeitura de Campina Grande insere Museu Histórico no roteiro alusivo ao mês do Folclore

Publicado em 24 de agosto de 2022

Inserido no calendário alusivo às manifestações folclóricas, o Museu Histórico de Campina Grande receberá o projeto “Folclore no Museu”. Ainda no aspecto da exposição “Os afetos da Rainha” – uma metáfora entre a Rainha da Borborema, a Vila Nova da Rainha e a Dona Maria I de Portugal – é possível identificar diversos elementos inseridos no tema, que serão relacionados pelos monitores do local durante as visitas guiadas.
De acordo com o diretor dos Museus de Campina Grande, Angelo Rafael, a mostra expõe vários caminhos para o folclore em suas instalações artísticas, a exemplo da coleção de ex-votos e a Sala Sacra, que faz referência, inclusive, às novenas marianas, cantos, ladainhas, costumes e histórias.
“Um ex voto é carregado de significados. Ao observarmos a instalação referente ao Ciclo da Farinha encontramos a alusão ao feitio da iguaria, mas à associação das mulheres ao labor cantando músicas de agradecimentos a farinhada. O Mesmo em Relação ao Ciclo do Couro, com seus costumes e feitios do curtimento do couro, o artesanato, os aboios”, exemplificou Angelo.
Diversas ações de arte-educação estão sendo realizadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), abordando o Folclore, que possui sua data comemorativa em 22 de agosto, nesta segunda-feira.
A secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, que também é pesquisadora da cultura popular, destacou que toda a construção narrativa do tema passa por vários aspectos de historicização e neste processo uma programação dentro da linguagem dos museus torna-se indispensável no mês que se comemora esse conjunto de manifestações culturais.
“O ato dos votos, por exemplo, em que o devoto ou aquele que faz uso da crença, utiliza do sincretismo, na simbologia de objetos para retratar a sua crença estão muito contidas dentro dessa percepção do Folclore, é religioso e religioso se tratando não da religiosidade, mas da crença”, explicou.
O Museu Histórico de Campina Grande está localizado na avenida Floriano Peixoto, 825. A entrada é gratuita e as visitas podem ser feitas de terça à sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados de 8h às 12h.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial