Prefeitura de Campina Grande lança campanha Outubro Rosa com foco na prevenção e saúde da mulher
Publicado em 3 de outubro de 2024![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2024/10/WhatsApp-Image-2024-10-02-at-13.23.08-1024x678.jpeg)
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta quarta-feira (2), à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Municipal Severino Cabral e também marcou as comemorações do Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias, celebrado neste dia 4 de outubro.
A campanha foca especialmente em mulheres entre 40 e 69 anos, faixa etária indicada para o rastreamento do câncer de mama, por meio de mamografias. Para garantir o acesso aos exames, a Secretaria Municipal de Saúde informou que sete mamógrafos estão disponíveis em instituições como o Hospital de Amor, Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), Hospital Universitário (HU), Hospital Municipal Pedro I, Hospital HELP e clínicas conveniadas.
Carlos Dunga Jr., secretário de Saúde de Campina Grande, completando um ano à frente da pasta, destacou a ampliação de serviços no município. “No ano passado, oferecemos mil vagas para mamografias. Hoje, também em parceria com a FAP, ampliamos para 2 mil vagas. O Hospital do Amor soma nesse processo, mas ainda temos muitos casos de mulheres que marcam o exame e não comparecem. É crucial reforçarmos a importância de realizar os exames e cuidar da saúde”, ressaltou o secretário.
Ana Cristina Luna, coordenadora de Saúde das Mulheres, ressaltou que o objetivo principal da campanha é garantir o acesso à informação e aos serviços de saúde. “A campanha visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. Reforçamos a necessidade das mulheres realizarem esses exames, por muitas marcam e não os realizam”, destacou Ana Cristina.
Dia do Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias
Além da campanha, o evento celebrou o Dia do Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias. Carlos Dunga Jr. ressaltou a importância de garantir condições de trabalho adequadas para esses profissionais. “Estamos atuando para assegurar que os agentes comunitários de saúde tenham qualidade de vida no trabalho, como vocês merecem”, declarou.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, como Derlopidas Neves, diretor do Hospital da FAP, César Moreira, diretor da Atenção Básica, Kamila Cirne, secretária-executiva de Atenção à Saúde, e Patrícia Lewis, representante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.