Prefeitura de Campina Grande participa de evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado em 12 de maio de 2021

A Prefeitura Municipal de Campina Grande estará representada em um importante evento on line, que está sendo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, será um dos palestrantes na série de debates sobre “Ciência, Riscos e Desastres”, promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A palestra de Ruiter será nesta quarta-feira, às 10h, com o tema “Secas e Operação Carro-Pipa em meio à pandemia da Covid-19”.
O debate será coordenado por Ana Paula Cunha, da Cemaden Nacional, com início e transmitido pelo YouTube. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental, perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro. Este centro é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
O Cemaden foi criado através do Decreto nº 7.513 de 1º de julho de 2011, sendo unidade integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, e vinculado à Secretaria de Políticas e Programa de Pesquisas e Desenvolvimento – SEPED. A sede atual do Cemaden está localizada no campus do INPE, em Cachoeira Paulista, SP.
O Cemaden tornou-se operacional em 2 de dezembro de 2011 com o monitoramento de 56 municípios, 24 horas por dia, sete dias por semana. Em dezembro de 2012, este número subiu para 258 municípios e chegou a 531 municípios em dezembro de 2013.
As atividades do Cemaden se inserem no contexto do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais – GRRD
Já o papel da Defesa Civil e do Cemaden na gestão dos riscos e desastres é de manterem-se continuamente vigilantes, acompanhando e apontando possíveis riscos e, com isso, buscando soluções e prevenções.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial