Prefeitura prepara equipes para mapear Patrimônio Histórico de Campina Grande

Publicado em 13 de março de 2022

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento, está mapeando todo o centro histórico de Campina Grande e entrará em uma nova fase do trabalho. Os prédios tombados individuais e proposituras já foram catalogados e a nova fase fará o levantamento de todas as edificações da Área de Preservação Rigorosa (APR) da cidade. Essa segunda fase contará com o apoio das assistentes sociais da Seplan, que passaram por um treinamento, no final do mês de fevereiro, ministrado pelo historiador Erik Brito.
Prédios tombados já foram catalogados
“Nessa fase que estamos agora, vamos pegar várias informações de cada prédio, como dados do proprietário, grau de conservação, utilização e quantidade de pavimentos. Esse trabalho embasará o diagnóstico das principais características do centro histórico de Campina Grande”, detalhou o historiador Erik Brito, que está coordenando o mapeamento. Todo o material levantado fará parte do acervo da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, que está em fase de criação, além de servir como base para o diagnóstico do centro histórico.
Estão sendo levantados todos os dados dos prédios do perímetro histórico
As visitas que serão realizadas pelas assistentes sociais, terão como objetivo o cadastramento de todas as edificações que se encontram na APR de Campina Grande, que é um perímetro de proteção, tombado pelo Governo do Estado.

Todo o centro histórico está sendo catalogado pelas equipes da Seplan
“O levantamento verificará a utilização da edificação, o período no qual ela foi construída, quantidade de pavimentos, se estão subutilizados, entre outros pontos. Concluída essa fase, começaremos o mapeamento dos prédios da Área de Preservação do Entorno do Centro de Campina Grande”, explicou o historiador.
Mapa está sendo elaborado pela Secretaria de Planejamento e embasará diagnóstico da cidade
O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, destacou que o trabalho que está sendo desenvolvido pela Seplan, mapeando todo o centro histórico da cidade, vem sendo acompanhado também pelo prefeito Bruno Cunha Lima. “Esse levantamento das Áreas de Preservação do nosso centro histórico é de fundamental importância para planejar o desenvolvimento da cidade, respeitando a história e olhando para o futuro”, disse.
Assistentes sociais da Seplan passaram por treinamento para levantamento de dados das edificações do Centro
Codecom

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial