Presidente da Fiep abre Semana da Indústria 2019 e comenta os avanços da ciência e da tecnologia em prol do bem-estar da sociedade

Publicado em 13 de agosto de 2019

A abertura da Semana da Indústria 2019 foi marcada pelo lançamento do selo comemorativo dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. A solenidade realizada em parceria com os Correios, contou com a participação do presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha e do superintendente dos Correios na Paraíba, Luiz Monteiro Varas.
O selo comemorativo será utilizado durante 30 dias, nas correspondências postadas na agência Central dos Correios em Campina Grande, após isso, o selo e a réplica do carimbo serão encaminhados para o Museu Postal, em Brasília, onde ficará a disposição dos pesquisadores.
Durante o discurso de abertura da programação, o presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha falou sobre os avanços tecnológicos que impactam de forma decisiva no cotidiano da sociedade.
“Lembro muito bem quando há alguns anos compramos duas impressoras 3D para o SENAI e dois meses depois chegou um cidadão oferecendo, uma impressora 3D, e eu disse que já tínhamos comprado. Ele disse que tínhamos comprado uma maquina que fazia um molde e transferia para um material tipo resina, e depois para uma central de usinagem que de acordo com a programação construía a peça em aço. Ele rapidamente me disse, eu vim lhe oferecer uma impressora que faz tudo em aço, omitindo a central de usinagem. Não fiquei tão triste, porque o preço era infinitamente maior, mas senti exatamente os tempos trepidantes que estavam ocorrendo, a rapidez que nos assustava, com o avanço da ciência e da tecnologia”, comentou o presidente da FIEP.
Francisco Gadelha lembrou que o desenvolvimento tecnológico é promissor, e se a sociedade tiver essa percepção, teremos uma vida melhor. “Digo que estamos vivendo bons tempos da riqueza. Tudo que os russos tinham em tecnologia naquele tempo que mandaram Iuri Gagarin para o Espaço cabe hoje facilmente num Smartphone, a mudança é brutal é significativa, embora a humanidade não esteja seguindo na mesma caminhada. Os sustos são muito grandes e os sentimentos da sociedade são muito divergentes e até agressivos. Nós lamentamos tudo isso, mas torcemos que essa ciência e essa tecnologia, harmonize tudo para que possamos viver os melhores tempos que a inteligência humana produziu.”, enfatizou Gadelha.
Durante a programação aconteceu ainda um Talkshow com o tema “Liderança, Tecnologia e Inovação na Indústria 4.0”. Na ocasião, o presidente da FIEP, e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, debateram sobre o tema, com a mediação feita da jornalista Beatriz Castro e a apresentação pelo jornalista Francisco José.
Eduardo Diogo, falou sobre os atributos da liderança, e lembrou que o bom líder precisa ser regenerador. “Alguns atributos são universais precisamos ser pessoas honestas, dignas, e para exercer uma boa liderança é fundamental exercer a empatia. Como estamos vivenciando um cenário de transformações temos que ter a capacidade de mudança, e estar atentos as tendências futuras, buscando sempre nos atualizarmos com as novas informações”, ressaltou
O presidente da FIEP comentou sobre a revolução 4.0, e disse que muitas indústrias estão enfrentando dificuldades. “Aquelas indústrias que não tiveram a percepção da mudança, que não investiram em engenharia e gestão, estão enfrentando dificuldades para se adaptar, e isso gera problemas de competitividade e produtividade, uma vez que a Indústria 4.0 é algo irreversível”, frisou Buega.
Dentro da programação foi realizada a abertura dos Espaços “Arena de Jogos Interativos” e de Serviços Institucionais, onde estão sendo divulgados os portfólios do SESI, SENAI e IEL, que funcionarão das 16h às 22h, durante o evento, no Centro de Convenções da FIEP.
A Semana da Indústria 2019 acontecerá até o 15 de agosto, na FIEP. A programação gratuita terá Palestras, Talkshow e apresentações de Cases de Sucesso. O evento vai celebrar os 70 anos da Federação que tem exercido um papel essencial na defesa de interesses e do desenvolvimento da indústria paraibana, e da região Nordeste.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial