Presidente da Fiep profere palestra na UFPB durante abertura da semana nacional de ciência e tecnologia 2019

Publicado em 22 de outubro de 2019

Na tarde desta segunda-feira, 21/10, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, participou da abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.
A solenidade contou com a participação do Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, que na ocasião representou a reitora da UFPB, Profa. Dra. Margareth de Melo Diniz, do Pró-Reitor Prof. Dr. Orlando de Cavalcanti Villar Filho, do Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade, Prof. Dr. Antônio de Mello Villar e do secretário Executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Dr. Claúdio Benedito Silva Furtado, e da analista de projetos da Fapesq, Msc. Suellen Finizola.
Na ocasião, Francisco Gadelha proferiu uma palestra para estudantes, professores e pesquisadores da Universidade sobre o “Crescimento chinês e seus impactos no desenvolvimento industrial da Paraíba”.
A China atualmente é a economia que mais avança em todo o mundo, registrando crescimentos sucessivos em seu Produto Interno Bruto (PIB), tornando a maior potência econômica do planeta, superando rapidamente países como Japão, Reino Unido, e Alemanha.
Apesar de registrar as maiores taxas de variação no PIB, a distribuição de suas riquezas, bem como a melhoria das condições de vida da maior parte da população ainda são problemas, embora os chineses também tenham demonstrado avanços nesse sentido, principalmente para transformar a sua população em um amplo mercado consumidor.
A economia chinesa se diferencia das demais, por apresentar entre outras vantagens, a mão de obra barata e abundante, baixos impostos, abundância e fácil acesso em matérias-primas e um amplo mercado consumidor. E isso tem impactado o crescimento na indústria da Paraíba, que sofre cada vez mais com a concorrência de produtos chineses, que entram no mercado brasileiro com preços baixos, e grande competitividade.
O tema da SNCT este ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A programação acontecerá até a próxima sexta-feira, 25/10. Na UFPB, em paralelo ao evento, acontece a IV Feira de Inovação e Tecnologia, que contemplará exposição de produtos e serviços inovadores e/ou melhorados – produzidos na instituição, por sua comunidade acadêmica e, também, por empresas.
O objetivo da Feira é mostrar resultados de pesquisas feitas nos laboratórios e de trabalhos em empresas, muitas das quais otimizam o uso de recursos humanos, materiais, métodos de trabalho, máquinas e outros, alinhados com os princípios da Bioeconomia.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial