Presidente da FIEP recebe visita de comitiva para discutir projeto inicial de Porto de Águas Profundas na Paraíba

Publicado em 24 de julho de 2021

Nesta terça-feira, 20, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Gadelha, recebeu em seu gabinete uma comitiva formada por representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e lideranças políticas, com o objetivo de discutir um projeto de um Porto de Águas Profundas que está sendo desenvolvido pela universidade.
“A reunião foi muito importante uma vez que contou com a participação de entidades sempre parceiras de temas relevantes, como a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Matacaraca e outras lideranças que se preocupam com o desenvolvimento do estado. Para nós que fazemos a federação das indústrias, é uma satisfação sediarmos essa reunião e poder contribuir com as discussões iniciais em torno deste novo projeto para a Paraíba. Infelizmente, o nosso porto de Cabedelo ainda está com apenas nove metros de calado e nós precisamos ter um porto que faça a diferença na região”, disse o presidente da FIEP.
Na ocasião, o presidente Francisco Gadelha recebeu uma cópia do projeto inicial que traz a proposta da construção de um Porto de Aguas Profundas no município de Mataraca. Como o próprio nome já diz, os portos e terminais de águas profundas destinam-se a operar grandes navios, que por via do seu elevado calado necessitam de águas com profundidade suficiente para manobras seguras. A iniciativa busca uma melhor rentabilidade econômica ao disponibilizar local apropriado para acolher grandes embarcações cuja finalidade é transportar cargas maiores com menores custos.
Estiveram presentes na reunião, o ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues, o Prefeito de Mataraca Egberto Madruga, o deputado estadual, Moacir Rodrigues, o Vereador de Fagundes Luciano Bombinha, e o Reitor da UFPB Valdiney Gouveia.
A prefeitura de Mataraca já possui um estudo inicial para o projeto de um Porto de Águas Profundas, bem como área para sua construção e potencial energético para atender o empreendimento que pode gerar até 30 mil empregos diretos. Agora, estão sendo contatadas parcerias que possuem expertise em suas diferentes áreas de atuação e articulação e assim possam contribuir para o avanço do projeto.

Foto: Oriel Farias (Assessoria da UFPB)

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial