Presidente do SINDIPAN-CG recebe Título de Cidadão Campinense
Publicado em 4 de janeiro de 2016Natural da cidade de Camalaú, no Cariri paraibano, o empresário e presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Campina Grande – SINDIPAN-CG, José Edivaldo Sousa reside na Rainha da Borborema há 60 anos, e aqui tem se destacado como liderança empresarial do setor da panificação, responsável pela criação da Expopão, maior Feira de Panificação da Paraíba, que em 2015 chegou a sua IV edição.
Nesta quarta-feira, dia 16/12, o empresário recebeu na Câmara Municipal, o Título de Cidadão Campinense, a propositura foi do vereador Murilo Galdino (PSB). “Logo que tomei conhecimento da história de Edivaldo tive a iniciativa de conceder a cidadania campinense a uma pessoa que contribui para o crescimento da cidade e é querido por todos”, disse.
Símbolo de trabalho e dedicação ao setor de panificação, o homenageado exibe um currículo de superação, da infância humilde a uma vida de muito trabalho e conquistas profissionais e pessoais. Casado desde 1972 com Maria das Graças Costa e pai de Raíssa, Camila e Amanda, Edivaldo Sousa tem na família, a maior paixão depois do trabalho. “Chegamos na terceira geração com meus netos que ainda são pequenos, mas que como minhas filhas, devem ser criados no exemplo do trabalho”, disse.
Ao longo de sua trajetória, atuou como vendedor no Armazém do Norte em Campina Grande, superintendente na Cia Atlantic de Petróleo em Fortaleza, além de outras funções administrativas. Conciliando o trabalho com os estudos, formou-se em Administração de Empresas pela Furne. Em 1980 tomou uma das mais importantes decisões de sua vida: Incentivado pelo irmão Edival Amorim – que comprou o prédio da panificadora Campinense, que na época chamada de Jácome – deixou o emprego para aventurar-se no ramo de panificação.
Com outra preciosa colaboração, Edivaldo Sousa obteve a força que precisava para abrir mão da estabilidade que tinha na capital cearense e voltou com a família para Campina Grande. “Minha esposa foi decisiva para esta caminhada, ela me apoiou em tudo, não se importou de abrir mão do que havíamos conquistado. No começo não tínhamos condições de contratar funcionários e ela me ajudava com a massa e o que fosse preciso. Tenho muita admiração pela minha mulher”, disse.
Após receber o título, Edivaldo Sousa foi a tribuna, onde falou com orgulho de sua história e agradeceu à cidade que o acolheu e lhe proporcionou tantas vitórias. “Estou me sentindo em casa com tantas pessoas queridas que aqui estão e testemunhas de minha caminhada. Mas preciso dizer a você Murilo, que meu grande sonho era me tornar cidadão campinense. Amo o Cariri, mas Campina Grande foi o lugar onde Deus me colocou. Esta foi uma das maiores alegrias para encerrar este ano. Nosso mais profundo respeito e agradecimento por este título. Vou honrá-lo com muito valor e garra”, disse o empresário.
José Edivaldo também foi saudado por um dos netos, que o parabenizou e a filha Amanda, que subiu à tribuna e emocionou a todos, resumindo o sentimento de admiração e amor da família e dos amigos em relação ao homenageado. “A sua caminhada é justa, pai e nós tentamos seguir seu exemplo”, disse Amanda.