Presidente do SINDMINERAIS destaca potencial mineral da Paraíba na abertura do III SEREMIN e XI ENEMINAS

Publicado em 28 de junho de 2018

????????????????????????????????????

O presidente do Sindicato da Indústria de Minerais não Metálicos da Indústria da Paraíba – SINDMINERAIS-PB, Manoel Gonçalves participou na manhã desta quarta-feira, dia 27/06, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, da abertura do III Seminário Regional de Mineração e do Encontro Nacional XI Estudantes de Engenharia de Minas III SEREMIN e XI ENEMINAS.
O evento acontece até a próxima sexta-feira, 29/06 e tem como tema central “ Inovação e tecnologia na Mineração”. Voltado para estudantes, técnicos, professores e profissionais de Engenharia de Minas, mineração e Geologia, bem como membros da comunidade mineral, o evento contará com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e de banners.
“A Paraíba tem um grande potencial mineral, somos o maior produtor de Bentonita do Brasil, e o 2º maior em produção de cimento. E sediarmos aqui em Campina Grande este evento é uma forma de estimularmos ainda mais a nossa produção, através de um trabalho qualificado dos profissionais que atuam em nosso segmento, já que durante o Seminário será realizado um debate amplo e atualizado que compreenderá desde a formação profissional do Engenheiro de Minas, a valorização profissional, a fiscalização integrada da atividade mineral, até o desenvolvimento da Mineração em Bases Sustentáveis”, comentou o presidente do Sindicato da Indústria de Minerais não Metálicos da Indústria da Paraíba – SINDMINERAIS-PB, Manoel Gonçalves dos Santos Neto.
O Presidente do Sindicato falou ainda das contribuições da FIEP para o setor mineral da Paraíba. “A FIEP através do SENAI tem contribuído de forma decisiva para o setor Mineral da Paraíba, hoje temos o Centro de Tecnologia Mineral, em Campina Grande que além de formar mão de obra qualificada para o segmento, oferece também serviços técnicos especializados para as indústrias, agregando valor a nossa produção mineral, disse.

????????????????????????????????????

O evento é realizado pelo Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, e o SINDMINERAIS- PB.
Durante a programação no estande da FIEP, consultores de negócios do SESI e do SENAI divulgam os produtos e serviços oferecidos pelo Sistema Indústria da Paraíba para o setor. Entre eles o Edital de Inovação da Indústria 2018, que nesta edição está liberando recursos no valor de até R$ 400 mil reais para projetos de inovação, com incentivo de 90% do valor pelo sistema SENAI, SESI e SEBRAE.( http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/edital-de-inovacao-para-industria/)
No estande está disponível o portfólio de cursos e serviços oferecidos pelo CT Minerais, entre eles os cursos oferecidos: Técnico em Minerais 1300 horas; Beneficiador de minérios, 160 horas; Operador de processos químicos em mineração, 160 horas; Almoxarife 160 horas (semipresencial); Assistente Administrativo, 160 horas (semipresencial); Técnico em segurança no trabalho 1200h (semipresencial); Operador de empilhadeira 20 horas; Operador de retroescavadeira 60 horas; Eletricista de Instalações Industrial, 120 horas; Instalação e Manutenção de sistema solar fotovoltaico, 40 horas; Mecânico de Motor Diesel, 40 horas; Soldador, 160 horas; Caldeireiro, 160 horas; NR 10, 40 horas; Desenhista Copista (AutoCad), 100 horas; Mecânico de Equipamento Eletropneumático, 40 horas; Mecânico de Equipamento Hidráulico , 40 horas; Mecânico de Equipamento Pneumático, 40 horas; Programador de Sistemas Automatizados (CLP), 40 horas; Desenhista de Produtos Gráfico – Design Editorial, 100 horas; Segurança em Instalação e Serv. em Eletricidade – NR 10 – Básico, 40 horas; Segurança em Instalação e Serv. em Eletricidade – NR 10 – Complementar, 40 horas; Segurança em Instalação e Serv. em Eletricidade – NR 10 – Básico – Renovação, 20 horas; Supervisor Inovador – TOTALMENTE EAD, 300 horas; Operador de Computador – EAD COM 1 DIA PRESENCIAL, 160 horas; Assistente Administrativo – EAD COM 1 DIA PRESENCIAL, 160 horas; Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, 1200 horas; Técnico em Eletroeletrônica, 1200 horas e Técnico em Automação Industrial – PRESENCIAL E EAD, 1300 horas.
São oferecidos ainda pelo CT Mineral serviços de Engenharia reversa para peças de máquinas; Retrofitagem de máquinas industriais; Desenvolvimento e construção de protótipo de máquinas; Consultoria em Processo Produtivo; Consultoria em Eficiência Energética; Consultoria em Eficiência Energética; Consultoria em Automação Industrial; Impressão de Produtos 3D; Desenvolvimento de Aplicativos; Desenvolvimento de Simuladores em ambiente virtual e controlado para Treinamento Técnico Operacional; Elaboração de Manual de Especificação eletrônico; Consultoria em NR 12 e Consultoria em NR 10.
Informações sobre a Programação do evento podem ser acessadas através do link: https://seminarioregionaldemineracao.wordpress.com/

Colaboração/Texto/Fotos: Cássia Gomes.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial