Preso em Roraima troca de lugar com irmão durante visita a presídio e foge

Publicado em 21 de março de 2016

O detento Edilson Feitosa de Oliveira, condenado por estupro, fugiu da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo nesse domingo (20), ao trocar de lugar com o irmão durante visita na unidade prisional, segundo informações de um agente penitenciário.
Conforme o agente, que preferiu não se identificar, o irmão do preso identificado como Ademilson Feitosa de Oliveira, deu entrada na unidade prisional às 14h e saiu cerca de 30 minutos depois.
“Observamos que ele estava muito nervoso e que a carteira de identidade dele tinha sumido”, disse o servidor, ao explicar que o documento pessoal dos visitantes é retida na entrada da unidade para fins de controle.
Diante da situação, Ademilson afirmou que desconfiava que o irmão havia fugido se passando por ele. “Ele disse que era a segunda vez que isso acontecia. Que ele não visitava mais o irmão por conta disso, mas que tinha ido porque a família estava pressionando”, disse o agente.
Duas coisas contribuíram para a fuga, segundo o agente: a semelhança entre os irmãos e a má qualidade dos documentos de identidade apresentados pelos visitantes.
“Eles [irmãos] são muito parecidos e a maioria das identidades dos visitantes é muito antiga, as fotos estão ruins e ainda têm aquelas que as imagens estão distorcidas. Isso dificulta muito a identificação. Eles conseguiram se aproveitar dessa falha”, revelou o servidor.
A outra vez que o detento fugiu se passando pelo irmão foi em 2011, entretanto, o agente não soube dar mais detalhes.
Ademilson foi encaminhado para a Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial. O delegado que atendeu o caso, Cristiano Camapum, disse que foi lavrado um Termo Circunstanciado (TC) e que ele respondeu em liberdade.
“Ele negou o fato. Disse que o irmão saiu sem falar com ele. O caso será encaminhado para o juizado e ele irá responder por facilitação de fuga de preso”, afirmou o delegado.
O que o governo diz
Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) informou que o caso será apurado. O governo esclareceu que existe um banco de dados informatizado que mantém o cadastro dos visitantes.
“O [sistema] ‘Canaimé’ dispõe, inclusive, de espaço para que seja inserida a fotografia dos visitantes no sentido de auxiliar o sistema prisional com informações sobre as datas das visitas de cada pessoa cadastrada”, informou a nota.
Segundo o governo, todas as unidades prisionais têm acesso aos dados. Pelo menos 17.666 visitantes estão cadastrados desde a instalação do sistema, no ano de 2006.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial