Primeira morte por Covid-19 nos EUA aconteceu 20 dias antes do que se pensava

Publicado em 23 de abril de 2020

Autoridades de saúde do estado americano da Califórnia concluíram que as primeiras mortes por Covid-19 nos Estados Unidos ocorreram antes do que se pensava.
Até agora, se acreditava que a primeira morte nos Estados Unidos havia sido em Seattle, no dia 26 de fevereiro. Mas exames comprovaram duas mortes antes disso em Santa Clara, na Califórnia. A primeira delas 20 dias antes da morte em Seattle, no dia 6 de fevereiro. Os indícios são de que as mortes não estão ligadas a viagens ao exterior. Na época, os Estados Unidos só testavam quem tinha viajado.
A confirmação cria dúvidas sobre como e quando o vírus chegou ao país. Contando o tempo de internação do paciente e de incubação do vírus, a Covid-19 pode ter começado a se espalhar pela Califórnia no começo de janeiro, muito antes do que se imaginava e de qualquer ação para conter a pandemia.
Olhando o mapa do país, os estados mais afetados na costa oeste são a California e o estado de Washington. Juntos, eles somam quase 50 mil casos e 2 mil mortes. O centro-oeste do país, menos populoso e adensado, tem impactos menores. Nessa região, o maior problema é o Colorado, com mais de 10 mil casos, e os piores números da pandemia se espalham da costa leste, em direção ao centro do país. Sete dos oito estados com mais casos estão nessa área.
Nesta quarta (22), os dois estados com mais casos, Nova York e Nova Jersey, e o vizinho Connecticut, que já teve mais de 1.400 mortes pela Covid-19, anunciaram um plano conjunto para rastrear as pessoas que já tiveram contato com alguém exposto ao novo coronavírus. Para os governadores, esses testes são imprescindíveis para impedir novas ondas de contaminação.
Olhando o país como um todo, o gráfico mostra que o número de novos casos diários vem caindo. Muitos hospitais comemoram milhares de pacientes curados. Em Nova Orleans, o berço do jazz, a paciente número 1.500 recebeu alta em um hospital com música e, sem descuidar da proteção, o trombone estava como manda o figurino: usando máscara.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial