Procase realiza capacitação sobre o uso de tratores e implementos agrícolas

Publicado em 4 de agosto de 2018

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), e Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realizou na última quinta-feira (2), uma atividade de formação quanto ao uso das patrulhas agrícolas mecanizadas. A ação teve o objetivo de melhor orientar operadores dos municípios de Boqueirão, Caraúbas, São Domingos do Cariri, Barra de São Miguel e Cabaceiras, quanto ao bom uso do maquinário.
A formação aconteceu na Fazenda Lajes, em Boqueirão, e teve como foco a segurança e a eficiência na utilização dos tratores e demais implementos agrícolas, levando em consideração o uso racional desse maquinário com objetivo de contribuir para conservação do meio ambiente.
De acordo com o Secretário de Agricultura de Boqueirão, Joarez Barbosa Leal, esse evento foi de grande importância para os operadores que atuam no município. “Com esta formação podemos ter um melhor uso do maquinário, zelando também para uma maior durabilidade deles. Também foi importante tratar sobre a maneira correta de cuidar do solo, tendo em vista as questões ambientais”, destacou.
A formação contemplou tanto a teoria quanto as experiências práticas, como a colheita de sorgo para silagem, sempre focando na importância de utilizar o maquinário sem causar prejuízos ao solo. Também foram abordadas questões técnicas acerca do uso e funcionamento desses equipamentos, e a ideia é que esses operadores possam transmitir esses conhecimentos a outros profissionais que atuam em seus municípios.
Segundo afirma o operador do município de Barra de São Miguel, Neilson Pereira de Souza, um dos participantes da formação, essa experiência foi muito importante para instruí-los sobre o bom uso desses novos implementos. “Sempre temos a necessidade de capacitação, e essa foi uma oportunidade ímpar por se tratarem de implementos novos, novas tecnologias, temos que estar a cada dia nos reinventando. E isso também será passado para outros operadores do município”, enfatiza.
Neilson destacou também a riqueza do treinamento, e a importância da troca de informações e experiências entre a equipe do Procase e os operadores participantes. “O que acontece é uma troca de conhecimentos, o que um sabe passa para o outro e vice-versa, e isso é uma riqueza sem tamanho!”, afirmou.
Os cinco municípios participantes da formação pertencem a região do Cariri Oriental, e foram recentemente contemplados com a entrega das patrulhas agrícolas mecanizadas. O consultor de planos de negócios do Procase na região, Miguel David, enfatiza a importância de se discutir o desenvolvimento sustentável, ofertando condições para o bom uso dos equipamentos e gerando um manejo saudável do solo. “Um equipamento bem utilizado pode contribuir para o desenvolvimento sustentável ou agravar os problemas ambientais”, destacou.
O coordenador do Procase na região do Cariri Oriental, João Macedo, também enfatiza que o evento foi importante para chamar a atenção dos operadores quanto as boas práticas do manejo do solo, do cuidado com a terra, buscando não causar danos ao meio ambiente. “Boa parte dos operadores já possuem um conhecimento técnico sobre as máquinas, porém o aprendizado sobre como lidar com esses equipamentos sempre continua. Tivemos a preocupação de não só orientá-los tecnicamente, mas também despertar a preocupação em como cuidar do meio ambiente”.
Patrulhas agrícolas mecanizadas – integrando um pacote de ações do Procase para o ano de 2018, que soma 40 milhões em investimentos, foram entregues 09 patrulhas agrícolas mecanizadas para municípios margeados pelo Rio Paraíba/São Francisco. Esses equipamentos, por meio de cessão de uso, estão beneficiando agricultores familiares em Monteiro, Camalaú, Sumé, Congo, Caraúbas, Barra de São Miguel, São Domingos do Cariri, Cabaceiras e Boqueirão. As patrulhas são compostas por trator, carroção, colheitadeira/ensiladeira, grade aradora, debulhadeira e sucador, e tem o objetivo de auxiliar na melhoraria das condições de produção entre os municípios margeados pelas águas da transposição do Rio São Francisco.
O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 

Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável:
Samantha Pimentel
samantha.pimentel@procase.pb.gov.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial