Procurador vota por investigação sobre atos de Bretas na Lava Jato

Publicado em 25 de setembro de 2021

Em uma ação que corre na 5ª Câmara de Revisão do Ministério Público Federal (MPF), o subprocurador Moacir Mendes Sousa votou pela reabertura de uma investigação contra o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Na ação, o magistrado é acusado de atuar além dos limites processuais e legais definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro.
A ação tinha sido arquivada por unanimidade pela 2ª Câmara do MPF. No entanto, ao chegar na 5ª Câmara de Revisão, Moacir entendeu que é necessária a realização de novas diligências para avaliar “eventual conexão do caso com os fatos apurados na Operação Lava Jato, possível prática de crime funcional, e suposta repercussão dos fatos na seara de improbidade administrativa”.
O arquivamento do caso foi enviado para revisão após recurso apresentado pelo advogado Luís Eduardo Sales. As acusações contra Bretas foram publicadas pela revista Veja. A publicação afirmou que Bretas negociou penas, orientou advogados, investigou e condenou ao mesmo tempo, além de combinar estratégias com o Ministério Público e pressionar investigados.
O magistrado foi responsável por ações de impacto no meio político, como a prisão do ex-presidente Michel Temer, do ex-governador Sérgio Cabral e do empresário Fernando Cavendish, ex-dono da Construtora Delta. Procurada pelo R7, a Justiça Federal do Rio de Janeiro ainda não se manifestou sobre o caso.
Bretas afirmou que não se manifestará sobre o assunto.

FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial